(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casa Branca preocupada com sanção para a China


postado em 05/10/2011 16:47

A Casa Branca expressou nesta quarta-feira "preocupação" por um projeto de lei discutido no Congresso americano, que busca castigar a China por supostamente manipular sua moeda, o yuan, depois de queixas de Pequim, que se diz um 'bode expiatório'.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que o governo está preocupado que o projeto comprometa as obrigações internacionais dos Estados Unidos, e os funcionários se disponham a trabalhar com os legisladores para modificar a iniciativa se esta avança no Congresso.

A imprensa chinesa acusou nesta quarta-feira os senadores americanos de apresentar um projeto de lei que exime sua responsabilidade nos problemas econômicos dos Estados Unidos. Os senadores americanos acusam a China de desvalorizar artificialmente sua moeda para favorecer as exportações, uma política que inflama os Estados Unidos, cuja indústria foi duramente golpeada pela recessão.

Pequim declarou de imediato sua "férrea oposição" ao texto do projeto. O texto afirma que a medida dos EUA "violaria gravemente as regras da Organização Mundial de Comércio e interferem gravemente nas relações comerciais sino-americanas", disse Ma Zhaoxu, porta-voz da diplomacia chinesa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)