(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kadafi está desaparecido, e filho está no Níger

A aliança ressaltou que o líder deposto não é um alvo na campanha diária de ataques aéreos na Líbia


postado em 14/09/2011 10:10 / atualizado em 14/09/2011 10:22

Otan afirmou que não tinha ideia se o próprio Kadafi havia fugido para o Níger(foto: REUTERS/Max Rossi/Files)
Otan afirmou que não tinha ideia se o próprio Kadafi havia fugido para o Níger (foto: REUTERS/Max Rossi/Files)


O filho de Muamar Kadafi, Saadi, estava sob proteção no Níger nesta quarta-feira, após fugir da Líbia no final de semana. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmou que não tem ideia de onde o fugitivo pai dele está.

Saadi Kadafi, de 38 anos, o terceiro dos sete filhos de Kadafi, está entre as 32 autoridades do antigo regime, três delas generais, que fugiram através do deserto do vizinho Níger este mês. Ele viajou para a capital Niamey no final da terça-feira. Foi instalado na residência de um governador, com oito aliados de seu pai.

Washington aceitou as garantias do governo do Níger de que Saadi Kadafi, que comandou uma unidade de elite do Exército após uma breve carreira como jogador de futebol na Itália, estava sob custódia das forças de segurança locais. Uma porta-voz do Departamento de Estado disse que, para os EUA, ele está em prisão domiciliar.

A Otan afirmou que não tinha ideia se o próprio Kadafi havia fugido para o Níger. Um coronel da missão da Otan, Roland Lavoie disse que não se sabe o paradeiro de Kadafi. "Para ser franco, não sabemos se ele deixou o país", disse Lavoie a repórteres na terça-feira.

A aliança informou nesta quarta-feira que atacou nove alvos no entorno de Sirta, sete na área de Waddan e um em Zillah, em suas mais recentes ações. Vários civis fogem de Sirta, segundo um correspondente da France Presse, temendo mais confrontos entre as forças rebeldes e partidários de Kadafi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)