(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia apoiará reconhecimento palestino na ONU

Pressão feita por Israel e EUA continuam sendo o maior entrave ao pedido


postado em 12/09/2011 14:49 / atualizado em 12/09/2011 14:57

A Rússia vai apoiar o pedido palestino de reconhecimento na Organização das Nações Unidas (ONU) no final deste mês, afirmou o enviado russo à ONU em declarações divulgadas nesta segunda-feira. Vitaly Churkin disse ao canal de notícias Rossiya-24 que o governo russo vai apoiar qualquer abordagem que os palestinos adotarem em seus esforços para conseguir a filiação à ONU.

Churkin disse que os palestinos podem solicitar a filiação à ONU depois de conseguir uma recomendação favorável à medida com o Conselho de Segurança ou listar o apoio de pelo menos dois terços dos 193 países da Assembleia Geral. "O principal obstáculo (no Conselho de Segurança) serão os Estados Unidos, que não esconde o fato de que vetarão a resolução", disse Churkin.

Os palestinos vão precisar de 129 votos a favor na Assembleia Geral para serem aceitos como membros da ONU. Israel e os Estados Unidos se opõem à iniciativa palestina, dizendo que o Estado deve ser estabelecido por meio de negociações. "A Palestina já foi reconhecida por 125 países e há outros países que simpatizam com a Palestina", declarou Churkin. Segundo ele, Moscou apoia a criação do Estado palestino desde 1988. "Nós votaremos a favor de qualquer proposta apresentada pelos palestinos. Mas eu devo dizer que não estamos fazendo pressão nesse sentido", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)