(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã denuncia atitude negativa de países árabes do Golfo

Teerã multiplicou suas críticas severas aos líderes do Bahrein e à intervenção saudita


postado em 12/09/2011 13:17

O Irã denunciou nesta segunda-feira a atitude "negativa" do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que criticou nesse domingo as "provocações" iranianas aos países árabes da região. "A política regional da República islâmica sempre seguiu os princípios de respeito mútuo e de boa vizinhança, abstendo-se de intromissões em problemas internos de outros países", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast.

"Infelizmente, alguns (...) fazem uma campanha negativa contra o Irã e criam mal-entendidos entre os países da região", prosseguiu.

"Isso causa um efeito nocivo sobre as relações regionais, a estabilidade e a segurança da região", concluiu o porta-voz, citado pelo site da televisão estatal.

Após uma reunião no domingo, os ministros das Relações Exteriores de seis monarquias do CCG (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Qatar) criticaram em um comunicado as declarações iranianas "de provocação contra alguns países do CCG, desprezando as regras da boa vizinhança".

As relações do Irã com seus vizinhos árabes do Golfo atravessam uma fase de tensão depois da intervenção militar saudita e dos Emirados Árabes no Bahrein em março para apoiar a dinastia sunita no poder neste reino onde a população majoritariamente xiita, como no Irã, reivindica reformas políticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)