(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mladic não quer divisão de ata de acusação


postado em 01/09/2011 07:56

O ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic é contrário a uma divisão da ata de acusação, como deseja o promotor para levar adiante dois processos, um deles por seu papel no massacre de Srebrenica. "A defesa demanda respeitosamente à corte que rejeite o pedido em sua totalidade", afirma Branko Lukic, principal advogado de Mladic, em um documento com data de quarta-feira.

O pedido não está de acordo com a jurisprudência do Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugolsávia (TPII) e concordar com este significaria um prejuízo para o direito do acusado a um processo justo, destacou a defesa de Mladic, acusado de genocídios, crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante a guerra da Bósnia (1992-1995).

O início de um segundo processo imediatamente depois do primeiro, como deseja o promotor, não permitiria ao réu ter tempo suficiente para a preparação, destacou a defesa.

Em uma petição com data de 16 de agosto, o promotor do TPII Serge Brammertz solicitou aos juízes uma autorização para separar as acusações, alegando a necessidade de garantir justiça para as vítimas.

O primeiro processo se refere ao papel de Ratko Mladic no massacre de Srebrenica em julho de 1995, no qual mais de 8.000 homens e adolescentes muçulmanos foram mortos.

O segundo processo incluiria os outros crimes dos quais o ex-general é acusado, cometidos durante o cerco a Sarajevo e na Bósnia-Herzegovina, assim como a tomada de funcionários da ONU como reféns.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)