(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irmão do presidente do Afeganistão é enterrado


postado em 13/07/2011 07:07 / atualizado em 13/07/2011 07:26

Presidente afegão, Hamid Karzai, é consolado pela população local(foto: REUTERS/Ahmad Nadeem)
Presidente afegão, Hamid Karzai, é consolado pela população local (foto: REUTERS/Ahmad Nadeem)


Sem conter as lágrimas, o presidente afegão Hamid Karzai enterrou nesta quarta-feira, em Kandahar, seu meio-irmão Ahmed Wali, assassinado nessa terça-feira nesta cidade do sul do Afeganistão, onde era considerado o homem forte do governo.

Assassinado dentro de casa por um homem que foi apresentado pela polícia como chefe de uma guarda privada da família Karzai em Kandahar, o polêmico Ahmed Wali Karzai, de 49 anos, foi sepultado no cemitério da família em Karz, ao sul da cidade. O presidente Hamid Karzai, que chorou durante toda a cerimônia, foi consolado por amigos e parentes, mas se recusou a deixar o local.

Diante de uma multidão formada apenas por homens, o presidente beijou o rosto do irmão, que foi sepultado ao lado de antepassados. Depois da cerimônia, a força da Otan localizou e detonou de forma controlada duas bombas que haviam sido colocadas em uma estrada usada pelo comboio presidencial e por vários ministros na viagem até o cemitério.

A segurança na cidade de Kandahar foi reforçada, com uma grande presença do Exército e da polícia, além de muitos soldados americanos e membros da guarda presidencial. A polícia não descarta nenhuma pista na investigação sobre o assassinato de Ahmed Wali Karzai, mas os talibãs reivindicaram o crime.

Segundo a polícia, o assassino seria Sardar Mohamad, um amigo que tinha a confiança da vítima e comandava uma guarda privada da família Karzai há vários anos.

O meio-irmão do presidente foi acusado diversas vezes nos últimos anos de corrupção e envolvimento com o narcortráfico no Afeganistão, que produz 90% do ópio mundial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)