(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escutas ilegais provocam prisão de ex-diretor de comunicação de Cameron


postado em 08/07/2011 07:31 / atualizado em 08/07/2011 08:59

"Não restará pedra sem remover", declarou Cameron em uma entrevista coletiva em Downing Street um dia depois do anúncio do fechamento do tabloide (foto: REUTERS/Peter Macdiarmid/)


Andy Coulson, ex-diretor de comunicação do primeiro-ministro britânico David Cameron, foi detido nesta sexta-feira em consequência do escândalo de escutas telefônicas ilegais praticadas pelo tabloide News of the World, do qual foi chefe de redação, anunciou a polícia.

Coulson, 43 anos, foi detido às 10H30 locais (6h30 de Brasília) "em conexão com acusações de corrupção e de escutas telefônicas", quando compareceu a uma delegacia da zona sul de Londres, informou a Scotland Yard. "Está detido atualmente", confirmou uma fonte policial, que destacou que na operação participam agentes da "Operação Weeting", que investiga as escutas, e da "Operação Elveden", sobre acusações de pagamentos à polícia.

Abalado pelo escândalo, Coulson teve que pedir demissão em janeiro do cargo de diretor de comunicação de Cameron, após meses de pressões pelas crescentes revelações sobre as escutas efetuadas pelo tabloide na última década.

Em 2007 ele teve que renunciar também ao cargo de chefe de redação do News of the World, que ocupava desde 2003, depois que um jornalista e um detetive contratados pelo jornal foram condenados a penas de prisão em uma primeira investigação.

O primeiro-ministro britânico David Cameron, sob forte pressão nos últimos dias por seus vínculos com Coulson, assumiu nesta sexta-feira em uma entrevista coletiva "plena responsabilidade" por sua contratação. "Ele pediu demissão do News of the World pelas coisas que aconteceram sob a direção dele. Decidi dar a ele uma segunda chance, e ninguém apresentou sérias preocupações sobre como trabalhou para mim", disse o primeiro-ministro.

 

Andy Coulson, ex-diretor de comunicação do primeiro-ministro britânico David Cameron, foi detido às 10H30 locais (6h30 de Brasília)(foto: REUTERS/Stefan Wermuth/Files )
Andy Coulson, ex-diretor de comunicação do primeiro-ministro britânico David Cameron, foi detido às 10H30 locais (6h30 de Brasília) (foto: REUTERS/Stefan Wermuth/Files )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)