(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia mexicana captura líder do cartel La Familia


postado em 21/06/2011 21:13

A polícia mexicana capturou o líder do cartel La Familia, José de Jesús 'El Chango' Méndez, em um golpe que o governo afirma enfraquecer a estrutura de comando do cartel sanguinário.

Segundo informou Alejandro Poiré, porta-voz do governo em assuntos de segurança, Méndez, 37 anos, caiu na manhã desta terça-feira em uma operação realizada em um município da cidade de Aguascalientes (centro), na qual não houve disparos.

"Com essa captura foi destruído o que restava da estrutura de comando" do cartel La Familia, indicou Poiré em uma declaração de imprensa na residência presidencial de Los Pinos.

Anteriormente, o presidente Felipe Calderón tinha cumprimentado a polícia através de sua conta no Twitter. "Grande golpe da polícia federal contra o crime organizado. Um dos criminosos mais buscados foi capturado. Felicitações", afirmou, sem dar o nome do preso.

O líder foi capturado em um domicílio de classe média de Aguascalientes, uma cidade de 1,1 milhão de moradores considerada uma das mais tranquilas do México, disse à AFP uma fonte da polícia federal nesse estado.

Segundo esta fonte, a detenção efetuou-se por um grupo de polícias de elite que há três meses realizavam um trabalho de inteligência e seguiam os passos de Méndez.

La Familia é uma das organizações mais violentas do México, e seu reduto é o estado de Michoacán (oeste), onde mantém uma férrea luta com o cartel de Los Zetas.

De acordo com informação divulgada pelos veículos de imprensa, Méndez - incluído na lista dos 24 líderes do narcotráfico e por cuja captura as autoridades mexicanas ofereciam 2,5 milhões de dólares -, está sendo levado de avião para a Cidade do México para ser apresentado à imprensa.

'El Chango' é considerado o máximo líder de La Familia, cuja estrutura foi dividida em dezembro passado depois que Nazario Moreno González, apelidado de 'El Chayo', foi morto por policiais e militares em um confronto de mais de 24 horas na cidade de Apatzingan (oeste).

O governo anunciou a morte de Moreno González, apesar de seu cadáver nunca ter aparecido.

Desde então, um novo grupo criminoso, autodenominado Los Caballeros Templarios cindiu do La Familia e começou um brutal confronto interno que provocou dezenas de assassinatos no estado de Michoacán.

Entre sábado e segunda-feira, apareceram 23 mortos em seis municípios de Michoacán com mensagens dos Caballeros Templarios.

La Familia, considerado por Washington como o grupo mais importante no comércio ilegal de drogas sintéticas para os Estados Unidos, tornou-se conhecido por se justificar com mensagens que citavam a Bíblia e livros de autoajuda, alentando seus seguidores a cometer crimes reivindicando um direito de 'justiça divina'.

Mais de 37.000 pessoas morreram no México desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou uma ofensiva contra os cartéis da droga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)