(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Voo AF447: famílias de vítimas americanas devem apresentar queixas na França


postado em 16/06/2011 17:10

LOS ANGELES - As famílias das vítimas americanas do acidente com o voo Air France Rio-Paris em 2009, que apresentaram queixas contra os fabricantes americanos de componentes da aeronave, deverão entrar com suas acusações na França e não nos Estados Unidos, decidiu a justiça americana.

As famílias querem processar várias companhias -- entre as quais a General Electric, a Honeywell e a Intel -- em território americano, mas um juiz do Tribunal Federal do Norte da Califórnia considerou que é mais apropriado apresentar as queixas na França.

A questão já tinha sido colocada para o tribunal, que rejeitou o pedido das famílias em outubro de 2010. Após um novo exame, "o tribunal concluiu mais uma vez que os Estados Unidos não são o lugar apropriado" para que façam suas acusações, explicou o juiz Charles Breyer em sua decisão.

Para o magistrado, os recentes acontecimentos da investigação sobre o acidente -- sobretudo com a descoberta das caixas-pretas da aeronave -- fazem com que seja mais lógico ainda a apresentação das queixas na França, e não nos Estados Unidos.

"O acesso às provas ficará mais concentrado na França, onde o caso se desenrola até aqui", explicou o juiz em sua decisão. "Além disso, as autoridades francesas mantêm sua investigação sobre as causas do acidente, e Air France e Airbus foram acusadas de homicídio culposo", acrescentou.

O voo AF 447 da Air France caiu no Oceano Atlântico pouco depois de sua decolagem no Rio em 31 de maio de 2009, deixando 228 mortos.

Os investigadores do Escritório francês de Buscas e Análises (BEA) trabalham atualmente com os dados contidos nas caixas-pretas, resgatadas em maio. Eles devem apresentar um relatório no final de julho.

Nesta quinta-feira de manhã, os restos mortais de 104 das 228 vítimas do acidente chegaram a Bayonne, e são aguardados na sexta-feira em Paris para que sejam identificados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)