(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exército sírio toma controle de Jisr al Shughur


postado em 13/06/2011 18:02

O exército sírio tomou o controle total da cidade de Jisr al Shoghur, no noroeste do país, onde militares realizam, desde sexta-feira, operações contra o que o regime qualifica de "grupos armados", relataram nesta segunda-feira fontes locais. Segundo a rede de TV nacional, divisões do exército perseguiam "elementos armados" nas montanhas dos arredores, contrariando assim as advertências da comunidade internacional contra a brutal e incessante repressão para inibir a revolta contra o presidente Bashar al-Assad.

"As divisões do exército se encontram em Jisr al Shughur e dispararam contra o povo da aldeia", disse nesta segunda-feira à AFP um ativista dos direitos humanos. As autoridades, numa tentativa de sufocar a insurreição, "tomaram o controle da cidade" - que fica sob o governo de Idleb - no domingo à noite mediante uma operação militar de grande envergadura lançada na sexta-feira, disse a TV.

Em Uram al Joz, povoado ao leste de Jisr al Shughur, o exército lançou também no domingo à noite um ataque com granadas luminosas".

Mais ao sul, em Jabal al Zawiya, há divisões do exército também desde domingo, disse a mesma fonte. Segundo a agência de notícias Anatolia, a maioria dos 50.000 habitantes de Jisr al Shughur já se refugiaram na Turquia desde o início da onda de violência, há uma semana. O número de refugiados sírios no país, diz a mesma agência, não pára de crescer e nesta segunda-feira já havia subido para mais 6.817 pessoas.

Os refugiados estariam vivendo em tendas de campanha na província de Hatay. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que seu país não fecharia as portas aos sírios em busca de refúgio. A vitória de Erdogan nas legislativas turcas de domingo foi motivo de comemoração para os ativistas sírios. "Existe uma grande satisfação nas ruas da Síria após a vitória do partido de Erdogan", escreveu em sua página do Facebook o Syrian Revolution 2011, motor da contestação.

Ao mesmo tempo, o exército enviou seus tanques ao leste do país. "Cerca de dez tanques e de 15 a 20 veículos de transporte de tropas foram enviados aos arredores da cidade de Abu Kamal", na fronteira com o Iraque, afirmou nesta segunda-feira um ativista por direitos humanos.

Segundo refugiados sírios na Turquia, os soldados sírios estão divididos. "Quatro tanques começaram a disparar uns contra os outros", disse Abdulá, um sírio de 35 anos que se encontrava no domingo em Jisr al Shughur, de onde fugiu para entrar clandestinamente na Turquia em busca de comida.

A televisão mostrou imagens dos restos mortais retirados de uma vala comum aberta no domingo em Jisr al Shughur. Os cadáveres, segundo a rede, são de agentes mortos durante o ataque ao quartel general de segurança, no dia 6 de junho. Damasco assegura que nesse dia 120 políciais morreram nas mãos de grupos armados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)