(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula agora diz que discorda de Kadafi, mas aceitaria mediar crise na Líbia


postado em 06/04/2011 19:12



Em 2009, Lula chamou Kadafi de
Em 2009, Lula chamou Kadafi de "meu amigo, meu irmão e líder" (foto: AFP PHOTO / MAHMUD TURKIA)


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) disse nesta quarta-feira que tem “discordância política e ideológica” com o líder da Líbia, Muamar Kadafi. Lula não descartou, porém, contribuir para solucionar a crise líbia.

Em 2009, Lula foi o unico convidado de honra presente à Cúpula da União Africana em Sirte, na Líbia. Na ocasião, Lula começou seu discurso dizendo a Kadafi: "Meu amigo, meu irmão e líder". Logo de início, o presidente elogiou "a persistência e a visão de ganhos cumulativos que norteia os líderes africanos".

Lula foi à Líbia também em 2003(foto: AFP PHOTO / FETHI BELAID)
Lula foi à Líbia também em 2003 (foto: AFP PHOTO / FETHI BELAID)
“É muito difícil eu falar, porque ninguém me chamou. Não sei se ninguém quer”, disse o ex-presidente, em Washington, onde participou de um evento promovido pela Microsoft.

“Se alguém, a minha presidente ou alguém, achasse necessário, e falasse: ‘Bom, o Lula pode contribuir’, eu contribuiria tranquilamente”, afirmou.

Lula citou as discordâncias com Kadafi ao ser questionado por repórteres sobre sua relação com o líder líbio. Durante seu governo, Lula manteve uma relação cordial com Kadafi. Em 2003, o então presidente foi recebido em Trípoli pelo coronel, em uma viagem que provocou polêmica no Brasil.

O líder líbio, que enfrenta uma revolta popular, vem sofrendo crescente pressão da comunidade internacional para deixar o poder. Forças contrárias a seu governo já dominam parte do país.

No mês passado, o Conselho de Segurança da ONU autorizou uma ação militar na Líbia, para implementar uma zona de exclusão aérea e proteger a população civil de ataques por parte das forças do governo.

Exemplo

A crise na Líbia faz parte de uma onda de revoltas populares em vários países árabes e muçulmanos do norte da África e do Oriente Médio. Segundo Lula, o avanço da democracia na América Latina é um exemplo para o Oriente Médio.

“Tem poucos lugares no mundo exercitando a democracia como nós estamos exercitando na América Latina”, disse Lula, a uma plateia de mais de cem pessoas presentes no Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe.

O presidente lembrou que, no mês passado, quando esteve em Doha, no Catar, em um evento promovido pela rede de TV Al-Jazeera para discutir a transição no Oriente Médio e democracia, pôde se encontrar com jovens de vários países da região.

“Me encontrei com jovens da Tunísia, da Líbia, do Egito, do Bahrein, e fizemos um debate sobre democracia. Eu dizia para eles que toda vez que você tem um dirigente que começa a achar que é insubstituível, que é imprescindível, você está começando a ter o surgimento de uma pessoa pouco democrática, ou, eu diria até, de um pequeno ditador.”

“A América do Sul tem dado um exemplo extraordinário”, afirmou o ex-presidente. “Espero que o Oriente Médio consiga o mesmo padrão de democracia que nós estamos alcançando na nossa querida América Latina.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)