(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão ordena avaliações de todos os reatores nucleares


postado em 30/03/2011 07:35 / atualizado em 30/03/2011 07:48

O Japão tem mais de 50 reatores, todos à beira do mar, em um arquipélago ameaçado por tremores diários(foto: REUTERS/Carlos Barria)
O Japão tem mais de 50 reatores, todos à beira do mar, em um arquipélago ameaçado por tremores diários (foto: REUTERS/Carlos Barria)


O governo japonês ordenou nesta quarta-feira avaliações imediatas de todos os reatores nucleares do país para garantir que não serão registrados os mesmos problemas que os da central de Fukushima, gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

Uma carta foi enviada pelo ministro da Economia, Comércio e Indústria, Banri Kaieda, aos principais executivos das nove empresas regionais de energia do Japão, assim como a outras duas empresas que administram centrais nucleares.

O Japão tem mais de 50 reatores, todos à beira do mar, em um arquipélago ameaçado por tremores diários.

A central Fukushima 1, na região nordeste do país, enfrenta uma situação grave. O fornecimento de energia foi cortado após o terremoto e maremoto, os reatores foram afetados e os sistemas de resfriamento deixaram de funcionar, o que provocou o aquecimento do combustível, explosões e vazamentos radioativos.

TEPCO

Masataka Shimizu, presidente da Tokio Electric Power (Tepco), operadora da acidentada central nuclear de Fukushima, foi hospitalizado na terça-feira.

De acordo com a imprensa japonesa, o executivo de 66 anos sofre com problemas de tensão arterial elevada.

No dia 16 de março, Shimizu tirou uma licença de uma semana por problemas de saúde e teve que abandonar o comitê de crise criado pela empresa e o governo japonês.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)