(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sarkozy e Cameron afirmam que Kadafi deve partir imediatamente


postado em 28/03/2011 12:07

O presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro britânico David Cameron afirmam, em uma declaração conjunta, que o ditador líbio Muamar Kadafi "deve partir imediatamente" e pedem a seus seguidores que o abandonem antes que seja muito tarde. "O regime atual perdeu toda legitimidade. Kadafi deve partir imediatamente", afirmam Sarkozy e Cameron às vésperas da reunião em Londres do grupo de contato sobre a Líbia.

Este grupo de contato tem a missão de decidir o rumo político dos ataques executados por uma coalizão internacional liderada por França, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está com o comando das operações militares. No mesmo comunicado, Sarkozy e Cameron respaldam um "processo de transição ao redor do Conselho Nacional de Transição" (CNT) líbio, ao qual reconhecem o "papel pioneiro".

"Estimulamos os participantes na conferência de Londres a expressar o mais firme apoio ao processo de transição", afirma a declaração de França e Grã-Bretanha, principais países a defender a resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU.

A resolução, que permitiu o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea e o uso da força para proteger a população civil da ofensiva das tropas de Kadhafi sobre os rebeldes líbios, possibilitou os ataques aéreos da coalizão internacional que começaram em 19 de março.

Os ministros das Relações Exteriores de 40 países participarão na terça-feira em Londres na primeira reunião do grupo de contato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)