(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fukushima tenta religar energia para ativar bombas dágua


postado em 16/03/2011 22:27

A Tokyo Electric Power (TEPCO), operadora da central nuclear de Fukushima, informou nesta quinta-feira que "concentra seus esforços" em restaurar o fornecimento de energia para reativar as bombas dágua do sistemas de resfriamento dos reatores da usina.

"Não podemos dizer quando, mas queremos restaurar a fonte de energia o mais rápido possível", declarou à AFP o porta-voz da TEPCO Naohiro Omura.

O porta-voz revelou que a companhia espera iniciar os trabalhos de reparo na manhã de hoje (quinta-feira).

A crise nuclear no Japão teve origem no corte de energia após o tsunami de sexta-feira passada, que paralisou, inclusive, os geradores de emergência da usina de Fukushima 1, derrubando o sistema de refrigeração dos reatores atômicos.

A queda no sistema de resfriamento provocou a evaporação da água e o risco de exposição do material radioativo nos reatores, onde já ocorreram quatro explosões de hidrogênio e dois incêndios, em meio a crescentes níveis de radiação.

A TEPCO está reparando as linhas de energia da Tohoku Electric Power Co., que abastecem a região, para ligá-las ao sistema de transmissão elétrica em Fukushima.

"Com o trabalho completo, teremos a capacidade de ativar várias bombas elétricas e jogar água nos reatores e nas piscinas de combustível nuclear usado", destacou o porta-voz.

No momento, cerca de 70 homens utilizam bombas de baixa capacidade para atacar o incêndio e resfriar os reatores de Fukushima, com eletricidade de caminhões geradores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)