(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vídeo explica explosão nuclear

Técnicos tentam evitar superaquecimento de reatores em Fukushima, onde já ocorreram três explosões.


postado em 15/03/2011 15:24





As autoridades japonesas estão trabalhando para tentar evitar novos incidentes explosões na usina de Fukushima, que já sofreu explosões em três de seus reatores.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que está monitorando a situação, diz que o sistema de proteção dos reatores até agora resistiu aos impactos, e que isso tem contido o vazamento de material radioativo.

O repórter da BBC David Shukman explica o que acontece dentro dos reatores de Fukushima e como são as tentativas de evitar um vazamento.

Dentro dos reatores, os bastões de combustível nuclear passam pelo processo de fissão, em que os átomos se separam e liberam energia. Injeta-se água, que circula ao redor do reator, formando vapor e fazendo funcionar geradores de eletricidade.

Mas se faltar água no reator, os bastões de combustíveis podem se superaquecer e derreter. O combustível nuclear pode vazar para o fundo do container – mas, a menos que haja uma falha, o fundo de aço é feito para resistir.

O cientista chefe do governo britânico, John Beddington, disse que o superaquecimento pode gerar explosões que resultariam na emissão de material radioativo. Mas por pouco tempo (cerca de uma hora e meia) e curto alcance (500 metros), disse o cientista.

Especialistas não crêem que o desastre em Fukushima possa se converter em um “novo Chenobyl”, em referência ao desastre nuclear de 1986. Na ocasião, a explosão lançou uma fumaça de material radioativo por centenas de quilômetros.
(foto: BBC)
(foto: BBC)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)