(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão registrou 250 terremotos moderados nos últimos dias


postado em 14/03/2011 14:08 / atualizado em 14/03/2011 14:25

Quatro dias após ser atingido pelo pior terremoto de sua história recente, o Japão continua sendo sacudido por sucessivos tremores de terra. Só nas primeiras horas desta segunda-feira, a agência americana de pesquisa geológica (USGS) registrou 17 ocorrências acima de 5 pontos de magnitude. O maior deles, por volta das 16h locais (madrugada no Brasil), atingiu 6,1 na escala Richter.

Entre a última sexta-feira - quando um terremoto de 9 pontos seguido de um tsunami deixou milhares de desaparecidos, um número ainda incerto de mortos e danificou uma usina nuclear - e esta manhã, já foram registrados 249 tremores de magnitude maior que 5. A maioria deles (118) na própria sexta-feira. Em comparação, na véspera da tragédia, houve apenas cinco ocorrências. A lista é muito maior quando considerados os tremores de menor intensidade.

Segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, um tremor de magnitude 5 é algo moderado, mas que, dependendo da localização de seu epicentro, pode produzir graves danos. Ainda segundo Barros, os chamados abalos secundários, ou réplicas, são esperados e devem diminuir aos poucos já que as placas rochosas que formam a crosta terrestre, e cujo deslocamento provoca os tremores, tendem a se acomodar em um novo ponto de equilíbrio. De acordo com Barros, isso reduz as chances de que um novo tremor de igual intensidade ocorra nos próximos dias.

"Esses abalos são resultado da acomodação das placas tectônicas que continuam deslizando. Quando a placa se quebra para se acomodar, é liberada energia na forma de um novo tremor, cuja intensidade tende a diminuir com o tempo, embora seja impossível dizer quanto tempo isso ainda vai acontecer. O sismo do Chile [no início de 2010] continua produzindo réplicas", explicou Barros à Agência Brasil.

De acordo com Barros, as réplicas, em tese, podem atingir uma magnitude até 1,2 grau menor que o sismo principal. Portanto, segundo ele, no Japão seria possível a ocorrência de um novo terremoto de até 7,6 pontos de magnitude, "embora isso seja pouco provável", pondera Barros. "Dificilmente isso vai acontecer no mesmo local porque as forças que poderiam liberar a energia necessária para que isso ocorra já foram liberadas. Se um outro de magnitude semelhante vier a acontecer, será em outro local".

José Roberto Barbosa, técnico do Grupo de Sismologia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), também considera difícil o Japão voltar a ser atingido por um terremoto de igual ou maior magnitude, mas previne que não é possível prever como a natureza irá se comportar. "Dificilmente acontecerá um terremoto maior que este de sexta-feira. E, se acontecer, ele deixará de ser uma réplica para se tornar o tremor principal, enquanto o de sexta-feira passará a ser visto como um terremoto premonitor", explicou Barros, lembrando que na quarta-feira da semana passada já havia ocorrido um terremoto de 7,2 pontos próximo à costa japonesa.

"No Japão, terremotos acontecem o tempo todo. Nos dias que antecederam o que causou toda esta destruição ocorreram uma série de tremores que eles entenderam como natural. Este mesmo de 7,2 assustou as pessoas, mas como não causou nenhum problema, foi interpretado como mais um tremor forte. Ninguém podia imaginar que dois dias depois fosse acontecer um terremoto cem vezes mais potente", disse Barbosa.

(foto: Pablo Alejandro / CB / D.A. Press)
(foto: Pablo Alejandro / CB / D.A. Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)