(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montadoras japonesas paralisam produção; exportações podem sofrer

As maiores fábricas de carros do Japão tiveram que interromper a produção, forçando um atraso na exportação para os Estados Unidos. Ainda não se sabe se o Brasil sofrerá também


postado em 11/03/2011 19:16

Tsunami invadiu o aeroporto de Senda,i misturando carros e aviões que estavam no pátio de aviação geral(foto: REUTERS)
Tsunami invadiu o aeroporto de Senda,i misturando carros e aviões que estavam no pátio de aviação geral (foto: REUTERS)

O terremoto de 8,9 pontos na Escala Richter que atingiu o nordeste do Japão nesta sexta-feira prejudicou as atividades das montadoras de automóveis no país. A situação obrigou a paralisação da produção nas unidades que ficam na região do epicentro. Honda, Toyota, Nissan e Subaru encerrarem seus turnos de produção em virtude da catástrofe.

Toyota, Honda e Nissan

Na tarde desta sexta-feira, a Toyota divulgou um comunicado oficial sobre a situação de suas unidades. A empresa chegou a paralisar a atividade de quatro fábricas na parte da manhã, mas retomou as atividades. A montadora informou que as fábricas de Hokkaido e Tohoku, bem como as unidades em Iwate e Miyagi, voltaram a funcionar nesta tarde. Esta última, próxima de Sendai, na região do terremoto, começou a funcionar há um ano e monta o sedã subcompacto Yaris, exportado para os Estados Unidos.

A Honda também evacuou seus funcionários de diversas unidades localizadas nas zonas de tremor. A empresa possui importantes unidades na região central do país, em cidades como Suzuka e Sayama (de onde sai o Accord). Um funcionário morreu e outros 30 ficaram feridos na planta de Tochigi, onde funciona o centro de desenvolvimento de motocicletas da Honda. O funcionário que morreu foi vítima da queda de um teto dentro da fábrica.

Fábrica da Honda em Tochigi, antes do terremoto(foto: Divulgação / Honda)
Fábrica da Honda em Tochigi, antes do terremoto (foto: Divulgação / Honda)


Já a Nissan informou que paralisou as atividades de suas unidades no Japão até o próximo dia 13 (domingo). A empresa comunicou também que sua sede em Yokohama não sofreu grandes avarias e que o local continua seguro. A Nissan destacou que não há informações sobre mortes entre seus funcionários. Mas as fábricas de Tochigi e Fukushima foram gravemente atingidas pelo tremor. Pequenos incêndios foram confirmados nessas duas unidades. Na unidade de Tochigi, foram confirmados pelo menos dois feridos.

Agências internacionais de notícias apontam que o fechamento das instalações pode afetar a exportações de carros para Estados Unidos, sobretudo de modelos compactos, como o Toyota Yaris e o Honda Fit.

Para o Brasil

Ainda não há informações sobre interrupção da importação de veículos para o Brasil. O país importa apenas carros de maior porte do Japão, como os sedãs Honda Accord e Toyota Camry, cuja demanda é menor. Veículos de maior demanda, como o Honda Fit e os sedãs Honda Civic e Toyota Corolla são produzidos em suas plantas no interior de São Paulo, enquanto crossovers como Honda CR-V e Toyota RAV4 são importados das unidades fabris na América do Norte.

Todos os grandes portos no Japão foram fechados após o terremoto. Se as portas permanecem fechadas por um longo período, as exportações de automóveis e peças japoneses para a América do Norte poderão sofrer atrasos, segundo analistas.
Carros que aguardavam no porto para serem embarcados foram empilhados, como miniaturas(foto: AFP)
Carros que aguardavam no porto para serem embarcados foram empilhados, como miniaturas (foto: AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)