(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tribunal Internacional anuncia investigação de crimes na Líbia


postado em 02/03/2011 14:08



O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda, informou nesta quarta-feira que vai abrir uma investigação sobre possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Líbia.

O anúncio do tribunal ocorre depois das acusações de que o governo líbio usou forças militares em resposta às manifestações contra o líder Muamar Khadafi durante a crise que atinge o país.

O promotor do Tribunal, Luis Moreno Ocampo, deve revelar os nomes dos que serão investigados na quinta-feira. "O promotor vai apresentar um resumo dos supostos crimes cometidos na Líbia desde o dia 15 de fevereiro de 2011 e informações preliminares a respeito das entidades e pessoas que poderão ser processadas", informou o TPI em um comunicado em seu site.

ONU e Interpol

Para a investigação, o gabinete do promotor está se unindo à ONU, União Africana e Liga Árabe.
"Além disso, o promotor também vai pedir informações de outras fontes, incluindo a Interpol, que vai dar assistência", diz a nota.

Em seguida, o promotor vai apresentar o caso aos juízes do TPI que então vão decidir se vão emitir mandados de prisão com base nas provas apresentadas.

Calcula-se que mais de mil pessoas tenham morrido desde o início dos protestos contra o regime de Khadafi, em fevereiro. Grande parte do leste da Líbia está sob controle de forças contrárias ao regime. Os ativistas anti-Khadafi fizeram de Benghazi, a segunda maior cidade do país, a sua capital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)