(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto revela "cápsulas do tempo" na Nova Zelândia


postado em 01/03/2011 13:33 / atualizado em 01/03/2011 14:22



As
As "cápsulas do tempo" podem ser de décadas atrás (foto: AFP)
O terremoto da semana passada na Nova Zelândia, que afetou principalmente a cidade de Christchurch (centro-sul do país), revelou dois objetos antigos que estão sendo considerados verdadeiras “cápsulas do tempo”.

Os objetos – uma garrafa de vidro com um papel dentro dela e um cilindro de metal - foram encontrados por equipes de resgate de vítimas do terremoto no terreno da catedral da cidade e entregues a um museu.

Eles estavam na base de uma estátua de John Robert Godley, considerado o fundador de Christchurch.
A estátua de bronze inaugurada em 1867, que ficava do lado de fora da catedral, foi derrubada de seu pedestal pelo terremoto. Um operador de guindaste encontrou os dois objetos dentro do pedestal.

Conteúdo misterioso

Segundo o jornal neozelandês The Press, os objetos podem ter sido colocados dentro do pedestal em várias ocasiões: quando a estátua de Godley foi inaugurada, quando a estátua foi retirada de lá, em 1918, ou quando voltou para o local em 1993.

Duas palavras em inglês são visíveis no pergaminho dentro da garrafa de vidro: by (por) e erected (erguido). No entanto, a garrafa só será aberta por especialistas e examinada em um ambiente onde a umidade seja controlada. O conteúdo do cilindro de metal ainda não foi revelado. O prefeito de Christchurch, Bob Parker, sugeriu que os objetos podem conter documentos que esclarecem fatos sobre as vidas dos fundadores da cidade.

O diretor do museu para onde os objetos foram levados, Anthony Wright, afirmou que é "comovente" que a garrafa e o cilindro de metal tenham sido descobertos na semana seguinte ao terremoto.

Também há informações de que um terceiro objeto teria sido encontrado nas ruínas da catedral, embaixo de uma cruz que caiu durante o tremor, mas estas informações ainda não foram confirmadas.

As equipes de resgate já recuperaram os corpos de 154 pessoas que morreram no terremoto de 6,3 de magnitude da terça-feira passada em Christchurch, mas a estimativa é de que o número de mortos pode chegar a 240.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)