(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã: manifestantes vão fracassar, diz Ahmadinejad


postado em 15/02/2011 21:02

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta terça-feira que os "inimigos" que planejaram protestos anti-governo em Teerã na segunda-feira vão fracassar.

Milhares de pessoas protestaram na segunda-feira no centro de Teerã, convocadas pelos líderes da oposição, o ex-premiê Mir Hossein Mousavi e pelo ex-presidente do parlamento Mehdi Karubi, apesar da proibição imposta pelas autoridades.

Oficialmente, as manifestações tinham como objetivo apoiar os movimentos populares no Egito e na Tunísia.

Dois partidários do regime iraniano morreram nas manifestações, segundo novo balanço publicado pelo deputado Kazem Jalali, membro da Comissão de Segurança e Política Externa do Parlamento, citado pela agência Isna. Várias pessoas ficaram feridas, entre elas nove policiais.

"Está claro e evidente que a nação iraniana tem inimigos porque é um país que quer brilhar e alcançar seu pico, e quer mudar as relações (entre os países) no mundo", disse Ahmadinejad em entrevista ao vivo na emissora estatal.

"Claro que existe muito animosidade, mesmo contra o governo. Mas eles (os organizadores dos protestos) vão fracassar", disse, quando questionado sobre a reação aos protestos contra o governo que ocorreram nas ruas de Teerã na segunda-feira.

Bate-boca no Parlamento

Durante uma sessão parlamentar realizada nesta terça-feira, deputados da maioria conservadora lançaram violentos ataques verbais contra os chefes da oposição.

Os deputados gritaram "morte aos Estados Unidos", "morte a Israel", mas também "morte a Mousavi, Karubi e Jatami". Mohammad Jatami, ex-presidente reformista, apoia a oposição.

"Estes senhores (Mousavi e Karubi) que publicaram esta declaração caíram na armadilha dos Estados Unidos. O Parlamento condena esta ação americano-sionista, antirrevolucionária e antinacional", declarou o chefe do parlamento Ali Larijani, em referência à convocação da manifestação.

Mousavi e Karubi estão há dias sob prisão domiciliar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)