(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grande imprensa recomenda Obama

Depois do Washington Post e do Los Angeles Times, chegou a vez de o influente New York Times apoiar os democratas


postado em 25/10/2008 08:37 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Nova York – O The New York Times, o mais influente dos jornais norte-americanos, publicou editorial, na edição de ontem, dizendo que resolveu apoiar e recomendar Barack Obama ao eleitorado porque o candidato do Partido Democrata à presidência, nas eleições de 4 de novembro, “enfrentou um desafio após outro, ao longo da campanha eleitoral, e foi crescendo como líder e dando consistência às promessas iniciais de esperança e mudança”. O texto foi divulgado, inicialmente, na versão eletrônica do diário.

No começo do ano, quando começaram as primárias democratas, o jornal declarou seu apoio à ex-primeira-dama Hillary Clinton, senadora por Nova York, e justificou a atitude dizendo que a mulher do ex-presidente Bill Clinton estava mais bem preparada para presidir a nação mais rica e poderosa do mundo. No editorial de ontem, o diário reconhece as qualidades do senador por Illinóis e diz que, há muito tempo, Obama eliminou as dúvidas que haviam levado o NYT a preteri-lo.

“Ele atraiu legiões de novos eleitores, com mensagens poderosas de esperança e possibilidade e apelos por sacrifícios conjuntos e responsabilidade social”, disse o NYT. “Ele demonstrou cabeça fria e bom senso. Acreditamos que ele tenha a vontade e a capacidade de forjar o amplo consenso político que é essencial para encontrar soluções para os problemas desta nação.”

EXIGÊNCIAS Escolher entre democrata Obama e o republicano McCain foi fácil, acrescentou o diário de Nova York, e explicou por quê: “O sr. McCain, que escolhemos como o melhor indicado republicano nas primárias, gastou as últimas moedas da sua reputação de ter princípios e bom-senso para aplacar às exigências ilimitadas e a visão estreita da ultradireita”, diz o texto.

O apoio a Obama já era esperado, pois o New York Times ficou com os democratas John Kerry e Al Gore em 2004 e 2000, respectivamente. Obama tem amplo favoritismo no Estado de Nova York. Segundo a revista Editor & Publisher, o candidato democrata angariou o triplo de endossos de jornais do que McCain. Ao longo da semana, ele recebeu apoio de diversas publicações, entre as quais o conservador Chicago Tribune. É praxe os jornais norte-americanos declararem preferência por este ou aquele candidato, mas, em geral, isso tem pouca influência sobre o eleitorado, especialmente nas disputas presidenciais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)