(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARA VOCÊ!

Quintal de Histórias é o espaço dedicado às crianças da Bienal do Livro de Minas

Trupe Gaia e convidados prometem encantar a garotada com atividades lúdicas, apresentações teatrais, musicais e contações de histórias


postado em 05/04/2016 17:47 / atualizado em 05/04/2016 18:07

Trupe Gaia(foto: Wesley Campos)
Trupe Gaia (foto: Wesley Campos)
Estimular o contato das crianças com o mundo dos livros fazendo com que o hábito da leitura se torne cotidiano e prazeroso. Esta é a proposta do Quintal de Histórias, que integra a vasta programação da quinta edição da Bienal do Livro de Minas. Pensado especialmente para os pequenos visitantes, o espaço homenageará o poeta Manoel de Barros, que faleceu em 2014 e tem, entre seus livros, a antologia “Meu Quintal é Maior que o Mundo”. A curadoria das atividades será feita pela escritora, musicista e produtora cultural Valentina Vandeveld Bernardi, que promete trazer para o público uma série de atividades lúdicas, apresentações teatrais, musicais e contações de histórias conduzidas pela Trupe Gaia e convidados especiais.


De acordo com a curadora, o Quintal de Histórias surge da vontade de misturar a nossa imaginação à “invencionática” do estimado poeta Manoel de Barros. “Falar sobre esse Quintal é o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. Em nosso Quintal não temos as certezas científicas, podemos até fazer uma pedra dar flor’”. A Trupe Gaia e outros artistas convidados, irão apresentar uma programação repleta de "despropósitos" e permeada de recordações e afeições vindas de um lugar mágico capaz de ensinar “o idioma que as rãs falam com as águas”: o livro!

 

Programação 

Ao longo dos dez dias de realização da Bienal do Livro de Minas, o Quintal de Histórias será palco de um total de 68 apresentações, divididas entre seis atrações: a “Encantação de Histórias”, onde serão contadas 10 histórias diferentes; o cortejo Apanhador de desperdícios (17 intervenções); o espetáculo “É folclore sim senhor” (10 apresentações); a performance “Cantigas de quintal” (nove sessões); a peça “Sem pé nem cabeça” (11 apresentações) e o Sarau liter... UAU! (11 sessões). 

 

Apanhador de desperdícios (Cortejo) - Sapos, borboletas, pássaros e grilos percorrerão os espaços da Bienal preenchendo os vazios com peraltagens e poesia, feito um menino que carrega água na peneira e tem um quintal maior do que o mundo.

 

Sarau liter...UAU! - Este Sarau em formato de programa de auditório, trará uma disputa acirrada e lúdica entre os participantes. De forma divertida, além de aprender sobre a vida e a obra de nosso estimado poeta Manoel de Barros, eles deverão criar uma chuva de palavras, frases e poesias que serão avaliados pelo aplausonômetro e pela vontade do público em vê-las serem recitadas. Não existem regras e os campeões serão aqueles que melhor conseguirem usar palavras que ainda não tenham idioma ou que melhor sirvam na boca dos passarinhos.

 

É folclore sim senhor - O espetáculo resgata histórias do imaginário popular e com muito mistério e humor envolve os personagens em aventuras que estimulam a criatividade e encantamento dos pequenos fazendo uma ponte entre o mundo real e a fantasia.

 

Cantigas do quintal - Música, teatro e poesia são o alicerce do espetáculo que convida o público a brincar de cantar e encantar, dançar e fazer roda, como proposta de mostrar o rico repertório da cultura popular tradicional do Brasil.

 

Sem pé nem cabeça - Os personagens Pitaco e Mocotó entram no universo da imaginação e fazem as crianças mergulharem no mundo dos livros e dos sonhos. Numa atrapalhada jornada, os dois começam a narrar histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.

 

Encantação de Histórias - Diversas histórias serão contadas por aqueles que dão respeito às coisas desimportantes. Unindo oralidade, música e poesia, seremos capazes de escutar a cor dos passarinhos, cativar os pequenos e os levar, com muitas invencionices, ao mundo dos livros.

 

“Contarolando despropósitos“ - No espetáculo, a contadora de histórias, cantora e compositora Jhê Delacroix apresentará ao público as histórias “O menino que carregava água na peneira” e “A menina avoada” do poeta Manoel de Barros. Um mergulho no mundo da fantasia que traz o frescor da poesia e do lirismo em dias tão ensolarados.

 

“Pelos Reinos do Mundo” - Voando, navegando, cavalgando, imaginando... é dessa maneira que o público fará uma grande viagem mágica “Pelos reinos do mundo”. Na China, lá longe “Nas Arábias”, ou bem pertinho, aqui mesmo no Brasil! Quem sabe até no incrível reino de Manoel de Barros? Os reinos são muitos!!! De forma lúdica e interativa, a contadora de histórias Alessandra Visentin, apresenta, em sua maioria, histórias da tradição oral que falam de amor, de amizade, de confiança, de honestidade. E mais: nos mostra a importância das histórias em nossas vidas.

 

“Bichos de todo jeito” - Espetáculo infantil com músicas autorais, histórias, Cantigas e brincadeiras da cultura popular e da tradição oral brasileira. O trabalho do contador de histórias Roberto de Freitas e da educadora musical Rita Cândido conduz os espectadores ao caminho sensível da música e da contação de histórias e promete diversão e emoção para crianças de todas as idades. 

 

SERVIÇO 

V Bienal do Livro de Minas 2016 

Data: 15 a 24 de Abril de 2016 

Local: Expominas | Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira | Belo Horizonte, MG 

Site: www.bienaldolivrominas.com.br  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)