(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Vandalismo no Parque da Serra do Curral: PBH anuncia medidas de prevenção

Na segunda-feira (14/8), grupo invadiu a área, pichou várias estruturas, quebrou os vidros das janelas do posto de segurança do mirante, entre outros danos


16/08/2023 22:09 - atualizado 16/08/2023 22:10
432

Construção pichada no Parque da Serra do Curral
Paredes pichadas e janelas quebradas: funcionários reclamam da falta de segurança e de estrutura nas imediações (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Alvo de vandalismo, o Parque da Serra do Curral, no Bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte passará por um processo de recuperação. Além disso, haverá aumento da vigilância na área de acesso do local e do patrulhamento na Praça do Papa por guardas municipais, informou a prefeitura da capital mineira nesta quarta-feira (16/8). 
 
Os agentes, segundo o Executivo municipal, passarão a circular pelos dois espaços com intervalos menores, permanecendo também de forma fixa, por alguns períodos, em pontos estratégicos, para coibir a ação dos vândalos.
 
Na noite da última segunda-feira (14/8), um grupo, conforme relatado por funcionários do local, invadiu a área, pichou várias estruturas, quebrou os vidros das janelas do posto de segurança do mirante e fez até uma fogueira na trilha, alegando que seria para um churrasco.
 
As chamas saíram do controle e atingiram parte da mata abaixo de um barranco, deixando uma pequena área fumegante e sob cinzas. Por pouco, o fogo não se alastrou para a Serra do Curral e o Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul da capital, o que ameaçaria a biodiversidade ali presente. 


A área queimada fica próxima a um posto de segurança que está abandonado, também com as janelas quebradas, paredes e pilares pichados e riscados. O posto marca uma das trilhas mais perigosas e, por isso, com necessidade de maior segurança. 
 
Vale dizer que os envolvidos nos atos de vandalismo ainda não foram encontrados, segundo a prefeitura. Para isso, a administração municipal espera que o acesso às câmeras de vigilância das residências do entorno ajude a identificá-los. “A Guarda Municipal já iniciou as tratativas com a Polícia Civil no que diz respeito à investigação do crime de depredação de patrimônio público, no qual serão enquadrados todos os indivíduos identificados nos atos registrados”, diz a PBH. 
 

Espaço "quase esquecido"

Um funcionário do parque, que optou por não se identificar, disse que o espaço está “quase esquecido”. “Há duas semanas, entraram aqui pelas trilhas, picharam uma parte do posto do Mirante e quebraram uma janela. Ontem, pularam a cerca da entrada, quebraram a outra janela, picharam mais paredes e na saída ainda ficaram rindo, nos ameaçando e falando que fizeram um churrasco, que por pouco não virou um incêndio. Caso continue assim, não sei o que vai ser desse parque”, relata à reportagem. 
 
Já a PBH nega insegurança e afirma que a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica possui vigilância noturna na unidade, que atua na área oficial do Parque, “com atribuições exclusivas de vigilância patrimonial e ambiental”. 
 
O Executivo alega que os atos de vandalismo aconteceram em “uma área não administrada pela PBH” como forma de “retaliação a ações mais ostensivas, que vêm sendo realizadas pela Guarda Municipal e pelas polícias Civil e Militar contra o ‘rolezinho’, movimento que voltou a acontecer na Praça do Papa, há cerca de um mês”. 






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)