(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESCRITOR MINEIRO

BH homenageia Guimarães Rosa nos 55 anos de seu 'encantamento'

Solenidade em praça pública também destacou a Bandeira do Brasil, instituída há 133 anos


19/11/2022 15:41 - atualizado 19/11/2022 15:55

Manhã de cultura, homenagens e valorização das letras. Admiradores da obra do mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967) se reuniram neste sábado (19/11), em Belo Horizone, para lembrar os 55 anos da morte ou “encantamento” do autor de Grande Sertão: Veredas, Sagarana.
 
Na praça batizada com o nome do escritor natural de Cordisburgo, no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste da capital, autoridades civis e militares e convidados participaram da sessão solene que homenageou também a Bandeira do Brasil, celebrada em 19 de novembro e instituída há 133 anos.

Promovido pela Academia de Letras dos Militares Mineiros Capitão-Médico João Guimarães Rosa (fundada em 1995), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Clube dos Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros Militares (CBMMG), o encontro festivo entregou o troféu Capitão-Médico João Guimarães Rosa, chamado Patrono-Príncipe da Academia da PMMG, a pessoas que, segundo os organizadores, destacam e elevam o nome do escritor mineiro.

Presidente da Academia de Letras dos Militares Mineiros, o coronel Alcino Lagares Côrtes Costa esteve à frente da solenidade, que contou ainda com a presença do presidente do Conselho Superior da Academia, Coronel Euro Magalhães.
 
Entre os homenageados, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, arquiteto, historiador e professor Leônidas Oliveira, que falou sobre a importância de Guimarães Rosa como expoente da cultura mineira e da literatura brasileira.
 
No Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste de BH, palmas e palavras para o escritor Guimarães Rosa
Entre os homenageados, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, arquiteto, historiador e professor Leônidas Oliveira, que falou sobre a importância de Guimarães Rosa (foto: Subtenente Magalhães/Polícia Militar/Divulgação)
 
 
O troféu foi outorgado também ao grupo Caminhos do Sertão, à Academia Novense de Letras, Ciências e Artes (Anelca), a Marcelo de Camargos Pereira, coordenador de Atendimento Regional Nordeste da Prefeitura de Belo Horizonte e ao escritor e Antônio Carlos Guimarães, da Academia Familiar de Letras Guimarães Rosa.
 
Autoridades civis, militares e convidados participaram da sessão solene
Autoridades civis, militares e convidados participaram da sessão solene (foto: Subtenente Magalhães/Polícia Militar/Divulgação)
 

MONUMENTO

Flores foram colocadas no monumento, que tem uma estátua do escritor feita pelo escultor Stamar de Azevedo Júnior, mais conhecido como Tazico, de Cordisburgo.
 
Quem está acostumado a ver fotos do escritor de terno, principalmente quanto ao período em que foi diplomata, de vaqueiro, nas andanças pelo sertão mineiro ou com o fardão da Academia Brasileira de Letras (ABL), se surpreende, pois Rosa está fardado, como capitão-médico, pois em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, serviu como médico voluntário da Força Pública e, posteriormente, atuou como oficial médico no 9º Batalhão de Infantaria em Barbacena. Guimarães Rosa morreu aos 59 anos, no Dia da Bandeira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)