(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NORTE DE MINAS

MPMG faz operação contra sonegação fiscal de frigoríficos em Janaúba

Mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens foram cumpridos contra cinco empresas e uma transportadora


05/10/2022 16:16 - atualizado 05/10/2022 16:16

Fachada do Ministério Público de Minas Gerais
Empresas são investigadas por crimes contra a ordem tributária (foto: Divulgação/MPMG)
Mandados judiciais de busca e apreensão e o bloqueio de bens contra cinco empresas frigoríficas e uma transportadora foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (5/10) em Janaúba, no Norte de Minas. Outras duas pessoas físicas também foram alvos da operação Serápis, composta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Receita Estadual e Polícia Militar.

As investigações apuraram que as empresas eram abertas em nome de terceiros desprovidos de patrimônio. Assim, acontecia uma blindagem patrimonial do verdadeiro empresário que se beneficiava da fraude. O principal alvo da operação foi preso em flagrante.

A suspeita é de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Por serem desprovidas de patrimônio as empresas promovem a saída de mercadorias sem o devido acobertamento fiscal. Qualquer tentativa de receber o ICMS sonegado acaba sendo infrutífera.
Somente contra uma das empresas suspeitas de sonegação fiscal, existe um crédito tributário superior a R$ 5 milhões. As apurações apontam para a possibilidade de que as provas permitam novos autos de infração.

Serápis

O nome da operação é uma referência a uma divindade do Antigo Egito, o deus Séraphis, que tem o boi como uma representação iconográfica. A operação foi realizada no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e conta com a participação de dois promotores de Justiça, sete servidores da Receita Estadual e oito policiais militares.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)