(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CEFET-MG

Inscrições para processo seletivo do CEFET-MG encerram nesta semana

São 1.917 vagas em sete cidades do estado para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes e concomitantes


13/09/2022 15:16 - atualizado 13/09/2022 15:16

Fachada do campus de Belo Horizonte do CEFET-MG.
As vagas estão disponíveis nos em Belo Horizonte, Araxá, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno e Timóteo (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
As inscrições para o processo seletivo do CEFET-MG terminam nesta quinta-feira (15/9). Estão abertas vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes para aqueles que já concluíram a educação básica. São 1.917 vagas em sete cidades do estado.


Uma taxa de inscrição de R$ 80 é cobrada para os participantes, mas estudantes que fizeram todo o Ensino Fundamental em escola pública ou como bolsista de escola privada podem pedir a isenção.

As informações completas sobre o processo seletivo, no edital, podem ser acessadas na página da Coordenação de Processos Seletivos (Copeve) do CEFET-MG.

Cotas

Das 1.917 vagas, metade é destinada para ampla concorrência e a outra metade para cotistas. Podem concorrer como cotistas apenas os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública, EJA ou que obtiveram o certificado de conclusão através do ENCCEJA.

Seguindo as proporções do Censo Demográfico do IBGE, 53,97% das vagas para cotistas são divididas entre negros (pretos e pardos) e indígenas, e 8,43% entre pessoas com deficiência. Para as cotas étnico-raciais, os candidatos aprovados irão passar por uma banca de verificação, ou heteroidentificação.
 
A renda também é um dos critérios da reserva de vagas. Metade de todas as vagas para cotistas serão disputadas por candidatos que comprovarem renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimos.

Integrado, subsequente e concomitante

As três modalidades de cursos ofertadas são o técnico integrado, subsequente e concomitante, com 1.147 para o primeiro e 770 para os dois últimos.

O técnico integrado é para pessoas recém formadas no ensino fundamental. O estudante faz o ensino médio junto com o curso técnico, em tempo integral (manhã e tarde). Com duração de três anos, mais o estágio, ao fim do curso o estudante sai com o certificado de conclusão do ensino médio e com o diploma de nível técnico na área estudada.

O subsequente pode ser realizado por quem já terminou o ensino médio, e busca obter o diploma de nível técnico. Nesse caso, o curso tem duração de um a dois anos, mais o estágio, em período noturno.

Já o concomitante é para aqueles que estão cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra instituição. O estudante vai frequentar o curso técnico no período noturno, com duração de um a dois anos, mais estágio, enquanto termina o ensino básico na outra escola. 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)