(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FÉRIAS EM BH

Atividade nos jardins é atração de férias no Museu de Arte da Pampulha

O museu programou atividades que proporcionam um processo de aprendizagem lúdica, estimula as crianças a perceberem o entorno e se relacionar com a paisagem


28/07/2022 04:00 - atualizado 28/07/2022 08:16

O professor universitário Guilherme Bueno levou a filha Flora, de 7 anos, para participar da programação de férias para crianças no MAP
O professor universitário Guilherme Bueno levou a filha Flora, de 7 anos, para participar da programação de férias para crianças no MAP (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Mesmo com o edifício-sede temporariamente fechado, por causa de processos de restauração, o Museu de Arte da Pampulha criou atividades para o período de férias escolares. Destinada às crianças com até 13 anos, a programação gratuita conta com brincadeiras, jogos, explorações e reinvenções dos jardins frontais do museu, onde as ações ocorrem.

“Um dos destaques dessa programação foi entender que os jardins continuam abertos ao público, não somente para as visitas, mas também para álbuns de fotos, como de aniversários, casamentos e bebês. Então, o educativo propôs essa agenda, envolvendo o acervo do museu, tanto botânico quanto artístico”, disse a diretora de museus da Fundação Municipal de Cultura Janaína Melo. Inaugurado em 1943, o Museu de Arte da Pampulha, faz parte do conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer, um dos principais arquitetos do Século 20.

O Museu de Arte da Pampulha programou atividades que proporcionam um processo de aprendizagem lúdica, que estimula as crianças a perceberem o entorno, se relacionar com a paisagem da Pampulha e aprenderem sobre o patrimônio e pertencimento da cidade. As ações começaram ontem e prosseguem hoje e amanhã, das 14h às 16h.

Segundo Janaína, desde abril, o educativo têm programado visitas gratuitas, durante dois sábados do mês, nos jardins do Museu de Arte da Pampulha. “Muitas dúvidas e questões surgem durante a exploração daquele jardim, por meio dos diálogos com o público, além das pesquisas já feitas pelo educativo. Então, essa iniciativa da programação de férias, foi muito inspirada pela provocação e interesse dos visitantes. O nosso intuito é tornar essa atividade regular”, afirmou.

Além de caça ao tesouro, brincadeiras e desenhos, pais e crianças poderão conhecer um pouco mais das obras do jardim, como “A Porta”, de Amílcar de Castro e “Sono”, de Solange Pessoa”, além das espécies botânicas que fazem parte do espaço.

Para participar das ações, é necessário que a criança esteja acompanhada por um responsável. “O nosso objetivo é tornar o ambiente acolhedor, que seja favorável à experiência do público a luz dos seus campos de interesses. As pessoas vão fotografar, reconhecem a paisagem nos cartões postais da cidade, e, numa certa medida, eles também se relacionam com o museu e com a paisagem. Por isso, as atividades também buscam integrar os pais”, explicou janaína.

Diversão e conhecimento O professor universitário Guilherme Bueno, 46, levou a filha Flora,7, para participar da programação de férias do Museu de Arte da Pampulha. “Ela gostou bastante. As atividades conciliam momentos recreativos e criativos. A criança tem a oportunidade de fazer um passeio ao ar livre e de se divertir desenhando, pintando e descobrindo as plantas que fazem parte do jardim e dos arredores do museu”, contou.

Além disso, ele ressalta que é uma forma de conhecer o patrimônio de Belo Horizonte. “Nós gostamos dessa junção entre cultura e diversão. Por fim, acaba sendo também uma oportunidade de conhecermos o rico patrimônio da cidade. Então, todo mundo aproveita um pouco de diferentes modos”, explicou.

A professora Ane Caroline Rocha,42, também aproveitou as férias escolares da filha Ana Beatriz, 10, para conhecer um pouco melhor a cidade. “Ela gostou muito das propostas que eles fizeram nas atividades. Ela fez vários desenhos com tinta, lápis e giz de cera. Também pôde explorar o jardim, as obras de artes, principalmente a estátua de bronze do José Pedrosa, olhar as plantas e as árvores”, afirmou. Para participar os interessados devem se inscrever previamente no e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Marcílio de Moraes



Metrô amplia horário durante Arraial de Belô


A Companhia de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela administração do metrô de Belo Horizonte, ampliou os horários de funcionamento da Estação Central para atender o Arraial de Belô, competição de quadrilhas que acontece nos dias 29 a 31 de julho, 6 e 7, 13 e 14 de agosto. A CBTU informou os horários dos primeiros dias. Amanhã e no sábado, o metrô vai funciona das 5h15 da manhã até a 1h30 da madrugada. No domingo, das 5h15 da manhã até 00h30.

A partir das 23h, o intervalo entre os trens será de 25 minutos. O restante das estações estará aberto até esse mesmo horário, porém, apenas para desembarque. Caso o evento seja encerrado antes, a estação pode ser fechada antes do horário estabelecido. O acesso ao metrô pela rua Sapucaí fechará às 23h normalmente. A administração do metrô alerta aos passageiros que comprem os bilhetes com antecedência e evitem filas, pois, após as 23h, a bilheteria venderá apenas bilhetes unitários, sem venda de cartões ou créditos. O bilhete unitário custa R$ 4,50. O uso de máscaras cobrindo nariz e boca continua obrigatório dentro do transporte coletivo e nas estações de embarque e desembarque.

Quadrilhas O Concurso Nacional de Quadrilhas traz dançarinos de quadrilha de 18 estados do Brasil para o 43º Arraial de Belo Horizonte. Neste fim de semana, de 29 a 31 de julho, haverá apresentações de 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal. Já nos dias 6 e 7 de agosto, entram em cena 14 quadrilhas do Grupo Especial. Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. As quadrilhas vencedoras do Concurso Municipal receberão troféus e premiações


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)