(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE AO CONTRABANDO

Operação da Receita Federal apreende cigarros eletrônicos em BH

Foram fiscalizados seis estabelecimentos na Savassi e no Mercado Central; a importação e comercialização do produto é proibida no Brasil


14/07/2022 17:25 - atualizado 14/07/2022 18:57

Homem fumando cigarro eletrônico
A importação, comercialização e divulgação do produto é proibida no Brasil (foto: Pixabay)
Seis estabelecimentos na Savassi, Região Centro-Sul, e no Mercado Central, Região Central de Belo Horizonte, foram alvo de fiscalização por parte da Receita Federal nesta quinta-feira (14/7). A medida faz parte da Operação Ruyan, que tem o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos, cuja importação e comercialização são proibidas no Brasil.

 

 


A operação fiscalizou 103 estabelecimentos em diversas cidades dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo e contou com a participação de 175 servidores do órgão. 

Em Minas Gerais, todos os estabelecimentos fiscalizados estão em Belo Horizonte. 

Os cigarros eletrônicos não podem ser importados, comercializados ou divulgados por meio de propaganda em todo o país, de acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009).

O valor de cada produto no mercado ilegal fica entre R$ 60 e R$ 620. Eles podem ter tamanhos variados e alguns são parecidos com pendrives, o que facilita sua ocultação entre outras mercadorias.

O nome Ruyan, dado à operação, é de origem chinesa e significa “quase como fumaça”. É também o nome da primeira empresa que produziu cigarros eletrônicos na China e no mundo.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)