(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SERRA DO CURRAL

Vereadores propõem o "Dia do Pico Belo Horizonte"

Projeto assinado por 11 parlamentares deverá ser votado em junho


25/05/2022 12:05 - atualizado 25/05/2022 15:41

 

pico bh
Dia do Pico Belo Horizonte, em 8 de novembro, é proposto na Câmara Municipal da capital (foto: mapio.net)

O dia 8 de dezembro poderá se tornar o Dia do Pico Belo Horizonte, situado na Serra do Curral, caso seja aprovado O Projeto de Lei (PL) a ser votado em junho. Assinado por 11 vereadores de diversos partidos, a instituição da data é uma homenagem ao monumento natural e paisagístico da capital, que está sendo ameaçado por um projeto de mineração. 

 

De acordo com o PL, "a data será dedicada à preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural e meio ambiente ecologicamente equilibrado, mediante o reconhecimento da relevância fundamental do Pico Belo Horizonte e da Serra Curral para o povo belo-horizontino".

 

Em sua justificativa, os vereadores signatários alegam que a medida, além de tratar de educação ambiental, "tem como objetivo promover conhecimento, valores, comportamentos e habilidades práticas, de modo que o meio ambiente seja preservado e os problemas solucionados".

 

O propósito, segundo os parlamentares, é envolver comunidades locais com as temáticas de forma a que se apropriem de sua memória e identidade, passando a atuar efetivamente como atores de proteção e promoção, capazes de garantir a preservação, como economia de recursos naturais, descarte adequado de resíduo e consumo consciente.

 

Além do reconhecimento como patrimônio cultural da União, a Serra do Curral é protegida por tombamento municipal,  além de ser objeto de estudo desde 2018 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) para fins de proteção (abrangendo as áreas de Belo Horizonte e Nova Lima).

 

Monumento natural e paisagístico do município, o Pico Belo Horizonte, cume da formação rochosa, tem 1.390 metros. Objeto de trilhas de ecoturismo, é o ponto mais alto da capital mineira, com visão panorâmica de toda a BH, além das cidades de Nova Lima, Caeté, Sabará.

 

Sede da terceira concentração urbana mais populosa do país, Belo Horizonte foi indicada pelo Population Crisis Commitee da ONU como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)