
No Aeroporto Internacional de Confins, foram quatro voos cancelados. Dois de chegada, um vindo de Governador Valadares e outro do Aeroporto de Congonhas (SP); e dois de partida, também em direção a Valadares e oo terminal de Congonhas.
Além dos cancelamentos, dois voos que partiam do aeroporto de Confins saíram com atraso, e três chegaram depois do horário previsto para desembarque.
A suspensão ocorreu às 5h por causa de um problema no radar aeronáutico da Área de Controle do Terminal São Paulo, em Congonhas. Os pousos e decolagens já foram retomados.
Direitos do consumidor
De acordo com resolução da Agência Nacional de Aviação Civil, quando um voo é cancelado ou adiado, o passageiro pode exigir seus direitos como consumidor. Entre eles está o reembolso integral do valor da passagem e a alteração da data da viagem sem custos adicionais.
Caso o atraso dure mais que duas horas, a empresa é obrigada a pagar a alimentação do passageiro. E se o atraso for de mais de quatro horas e envolver pernoite, o consumidor têm direito a um hotel.
A resolução não responsabiliza as empresas pelas reservas perdidas pelo passageiro em decorrência do atraso – quem paga a conta do hotel cancelado é o consumidor.
