(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARALISAÇÃO

Ao vivo: pressionado por policiais, governo de MG dá coletiva sobre salário

Agentes estão em 'greve branca' reivindicando recomposição salarial das perdas inflacionárias; movimento foi deflagrado há três dias


24/02/2022 14:46 - atualizado 24/02/2022 15:04

Luísa Barreto (PSDB), secretária de Planejamento e Gestão de MG
Luísa Barreto (foto) falará sobre reajuste a servidores (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 15/4/21)
O governo mineiro convocou entrevista coletiva para esta quinta-feira (24/2) a fim de tratar da recomposição salarial dos agentes das forças de segurança. O encontro está previsto para começar por volta das 15h.

No comunicado disparado à imprensa, a equipe de Romeu Zema (Novo) fala em "proposta de reajuste dos servidores estaduais".

Vão estar presentes à entrevista, marcada para a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e o secretário de Estado de Governo, Igor Eto.

O Palácio Tiradentes prometeu transmitir o pronunciamento por meio do YouTube.



Na segunda (21), agentes das polícias Militar e Civil, bombeiros, agentes do sistema prisional e trabalhadores socioeducativos deflagraram paralisação reivindicando a reposição, aos vencimentos mensais, das perdas inflacionárias.

Ontem, a classe deu ultimato a Zema e pediu soluções ao impasse até esta sexta (25). "Se até o dia 25, o governo não trouxer uma solução concreta e apresentar à segurança pública, estamos traçando estratégias que serão mais incisivas e eficazes", disse, ao Estado de Minas, a escrivã da Polícia Civil Aline Risi. Ela é presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Aespol-MG) e diretora da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

A posição dela foi corroborada pelo deputado estadual Sargento Rodrigues (PTB), que afirmou que as novas estratégias não serão divulgadas publicamente.

As lideranças do motim querem o envio, à Assembleia Legislativa, de um Projeto de Lei (PL) que garanta a recomposição salarial. Em 2019, Zema assinou acordo que dividia o pagamento das perdas inflacionárias em três parcelas: a ideia era repor 13% em julho de 2020; em setembro de 2021, seriam acrescidos mais 12%; em setembro deste ano, viria a etapa final, com outros 12%.

Em que pese o trato, alegando inconstitucionalidade, Zema vetou o segundo e o terceiro reajustes. Apenas a primeira fatia, de 13%, entrou na conta dos agentes. O projeto que tratava do tema foi o mesmo a receber emenda estendendo a reposição salarial a todos os servidores. Quando barrou o aumento geral, o governador também retirou do texto as parcelas prometidas às polícias para 2021 e 2022.

"Mesmo diante das dificuldades nas contas do Governo do Estado, estamos avaliando condições para efetuar a recomposição salarial dos servidores públicos de Minas. Tenho o compromisso de encontrar soluções, que em breve serão anunciadas", garantiu o governador, ontem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)