(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE E VACINAÇÃO

Vacinação contra poliomielite: cobertura vacinal está abaixo da meta em MG

A vacinação das crianças é a única forma de prevenir a infecção do vírus da paralisia infantil.


22/02/2022 15:12 - atualizado 22/02/2022 17:15

Criança preta tomando vacina pelo método oral.
Vacinação contra poliomielite pode salvar vidas. (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/ Divulgação)

 

A pandemia da COVID-19 diminuiu a cobertura vacinal de outras vacinas do cronograma tradicional. Até esta terça-feira (22/2), Minas Gerais registrou cobertura vacinal contra a poliomielite de 73,7%, para menores de um ano, de 66,38% para crianças de 15 meses de idade e de 59,67% para crianças com 4 anos de idade. 


A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura do público elegível. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça o pedido para que pais e responsáveis atentem-se para as faixas etárias indicadas para receber as doses.

PREVENÇÃO É O CAMINHO

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos.


O último registro de poliomielite em Minas Gerais é de 1985. Desde este ano, a vacina contra a paralisia infantil tem sido a única forma de prevenção. Justamente para manter a cobertura vacinal, a imunização contra pólio faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), de forma gratuita e de ampla disponibilidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em qualquer época do ano. 


Fabiana Cristina da Silva, técnica de coordenação de Agravos Transmissíveis da SES-MG, reforça que, mesmo sem registro da doença no Brasil, o vírus permanece circulando em países como Paquistão e Afeganistão. E por isso, o fato da cobertura vacinal estar abaixo do recomendado,  eleva a preocupação com a reincidência da pólio no país.

 

Tabela de Divulgação contra poliomielite, com idades e suas respectivas doses. Zé Gotinha representado no canto esquerdo da foto.
Tabela de Divulgação contra poliomielite (foto: Divulgação/Agência Minas)
 

 

FAIXAS ETÁRIAS

 

Para completar o esquema vacinal da poliomielite são necessárias três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aos 2, 4 e 6 meses de vida. 


Quando a criança completa 1 ano e 3 meses (15 meses), é administrada a primeira dose de reforço. O segundo reforço vem aos 4 anos de idade. Ambos são pela famosa “gotinha”. 


HISTÓRICO DA PÓLIO NO BRASIL 

 Fabiana Cristina da Silva explica que não há um tratamento específico para a pólio, e que aproximadamente 1% das infecções causadas resulta em paralisia %uFB02ácida, de início súbito e que afeta, em regra, um dos membros inferiores. “As sequelas da poliomielite normalmente são motoras e não têm cura”, explica a técnica.


Em 1961 ocorreu a introdução da vacina contra a poliomielite oral (VOP) no Brasil, com a realização de vacinações em municípios de SP e do RJ.


Em 1980, foi estabelecida no Brasil uma estratégia para os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite, realizados entre 14 de junho e 16 de agosto. 


Na época, produziram impacto imediato, com drástica redução do número de casos da doença em sequência à introdução da vacinação em massa em um único dia.


Anos depois, em 1986 foi criado o famoso Zé Gotinha, marca-símbolo da erradicação da poliomielite. 

 
Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)