(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALÍVIO E SEGURANÇA

'Queremos o melhor para nossos filhos', diz mãe da 1ª imunizada em Uberaba

Simone Barbosa é mãe de Jullielly Barbosa Gomes, a primeira criança a ser vacinada contra COVID-19 em Uberaba


18/01/2022 10:38 - atualizado 18/01/2022 13:01

Jullielly Barbosa Gomes, de 11 anos, recebe a primeira vacina contra COVID-19 para o público infantil
Jullielly Barbosa Gomes, de 11 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra COVID-19 em Uberaba (foto: Boca no Trombone/Divulgação)
“Enquanto mães, somos todas protetoras e queremos sempre o melhor para os nossos filhos”. Em meio à emoção, é dessa forma que Simone Barbosa expressa seu sentimento ao ver a filha, de 11 anos, ser a primeira vacinada contra COVID-19 em Uberaba. A cidade do Triângulo Mineiro iniciou a imunização de crianças de 5 a 11 anos às 8h desta terça-feira (18/1).
 
“Esperamos muito até essa vacina chegar para a idade delas e é com um sentimento de gratidão muito grande que vou levar a Julielly para se vacinar", afirmou Simone antes de ver a filha ficar mais protegida contra a doença pandêmica que impacta o mundo há dois anos. 
 
A prioridade neste momento é das crianças com comorbidades ou com deficiências permanentes, entre 11 e 12 anos. As aplicações são realizadas no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), onde Julielly foi vacinada, e no Centro de Saúde Eurico Vilela, das 8h às 16h.
 
Para receber a dose, deve ser apresentado o "documento comprobatório da condição da saúde da criança", disponível aqui
  

Agora falta a irmã gêmea

 
Julielly Barbosa, diagnosticada com autismo quando tinha 1 ano de meio, foi a primeira criança de Uberaba a receber dose infantil da Pfizer. A imunização deu um alívio à metade da preocupação da mãe dela. Isso porque Julielly tem uma irmã gêmea, a Mirelly.
 
"Assim que todos do grupo prioritário forem contemplados, será a vez da Mirelly também ficar segura”, afirma Simone. 
 
Simone comemorou o fato da filha ser a primeira vacinada na cidade, o que proporcionou um ambiente mais adequado, segundo ela. Julielly é uma criança que não gosta de tumulto e necessita de mais agilidade no atendimento, reforça a mãe. 
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o técnico de enfermagem Guilherme Teodoro Martins foi o escolhido para aplicação da primeira dose pediátrica contra a COVID em Uberaba, sendo que ao todo, o Município conta com 15 vacinadores treinados para a aplicar vacinas em crianças.
 

Recomendações

 
A Secretaria de Saúde de Uberaba informa que, caso a criança tenha sido vacinada recentemente, os pais deverão aguardar duas semanas para aplicar a imunização contra a COVID-19.
 
“A recomendação do Ministério da Saúde é de aguardar o prazo de 15 dias entre a aplicação contra a COVID-19 e qualquer outra vacina que a criança tenha tomado. Lembrando que é necessário a presença dos pais ou responsável legal para aplicação da dose”, ressalta trecho de nota da Saúde de Uberaba.

Um ano de vacinação contra COVID-19

 
Na quinta-feira (20/1), vai completar um ano do início da vacinação contra a COVID-19 em Uberaba. No dia 20 de janeiro do ano passado, a técnica de enfermagem Norma Dias de 54 anos, recebeu a aplicação de número um da tão esperada vacina. Norma está na linha de frente contra a doença desde o início da pandemia
 
Vacinômetro em Uberaba do dia 17-01-22
Vacinômetro de Uberaba divulgado no dia 17/01/2022 (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
 
Quase 365 dias após a data histórica, Uberaba já imunizou 87,80% da população acima de 12 anos com as duas doses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)