(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM CARNAVAL

BH: Kalil cogita 'micareta' em 2022 e pede 'juízo' em festas de fim de ano

Prefeitura definiu que não vai repassar verbas para o carnaval; para 'compensar', ideia é promover folia fora de época


16/12/2021 19:02 - atualizado 16/12/2021 19:21

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte
Kalil concedeu entrevista exclusiva ao Estado de Minas nesta quarta-feira (16) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte não vai injetar verbas públicas nos festejos de ano novo e no carnaval de 2022. A pandemia de COVID-19, sobretudo por causa das incertezas provocadas pela variante Ômicron, é a justificativa. Apesar disso, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) cogita financiar uma eventual folia fora de época. Para o réveillon e o Natal, ele prega "juízo" aos que pretendem se aglomerar.

Nesta quinta-feira (16/12), em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, na sede da prefeitura, Kalil aventou a possibilidade de promover uma "micareta" em meados do próximo ano. A festa, no entanto, está condicionada a um respaldo científico.

"Não tem carnaval e réveillon com dinheiro público. Ponto. Agora, o que podemos fazer, se estiver tudo lindo em julho: uma micareta, um carnaval. Põe quatro milhões de pessoas na rua. A prefeitura vai ajudar, vai bancar, o setor privado, que nós temos concorrência, vai entrar também. Isso é outra coisa", disse o mandatário.

O poder público municipal planeja lançar editais em abril do próximo ano para incentivar que blocos carnavalescos se armem para festas fora de época.

"Tem uma variante nova. O poder público sofreu muito, gastou muito na pandemia. Vamos revigorar o setor de eventos, carnaval fora de época. Vamos diluir esse dinheiro. Não podemos deixar o cara que vive disso morrer de fome. Isso é uma cadeia produtiva que emprega", afirmou, garantindo que as subvenções previstas para fevereiro serão integralmente preservadas para financiar a possível festança de julho.

Ano novo: festas particulares vão seguir regras da PBH


Segundo Kalil, os grupos que se organizarem para fazer confraternizações privadas de réveillon precisarão seguir o protocolo para festas elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia. As diretrizes têm, por exemplo, a apresentação obrigatória de teste negativo para a COVID-19 e o uso de máscara facial.

"Se já pode ter festa de casamento, disso ou daquilo, tem a festa de réveillon, (mas) dentro do protocolo. Fazemos futebol para 60 mil pessoas, e tem um protocolo", encerrou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)