(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REFORÇO

Bombeiros de Minas vão compor equipe de missão humanitária no Haiti

Quatro militares mineiros irão embarcar neste final de semana para ajudar na tragédia causada por um terremoto no Haiti


20/08/2021 20:05 - atualizado 20/08/2021 20:25

Bombeiros fazem parte do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Bombeiros fazem parte do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Neste domingo (22/8), quatro militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) irão embarcar em um voo da Força Aérea Brasileira com destino a Porto Príncipe, no Haiti. A missão humanitária enviada pelo governo federal vai ajudar o país com as buscas e salvamentos da população haitiana, que foi atingida por um forte terremoto no último sábado (14/8).
 
Segundo o Major BM Welter Alves das Chagas, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), os quatro bombeiros que vão para o Haiti são integrantes de seu batalhão e já atuaram em outras missões como esta.
 
Os bombeiros Capitão Tiago Silva Costa, Tenente Rafael Rocha, Sargento Wesley Bernardes Faria e Sargento Thales Leite Braga irão compor a equipe formada por outros militares de Brasília. Os quatro têm experiência em desastres, inclusive, foram enviados a Moçambique, em 2019, quando o Ciclone Idai atingiu o país africano.
 
A ajuda humanitária é uma ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa, do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Regional. 
 
Segundo a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), "a missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária".
 
A equipe será composta por especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas. Também serão enviados na missão kits de medicamentos e insumos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.
 
Inicialmente, a previsão é que os brasileiros fiquem em território haitiano durante 21 dias.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o sudoeste do Haiti no sábado (14/8). Nessa quarta (18/8), o serviço de Proteção Civil do Haiti atualizou o balanço da tragédia, que já somava 2.189 mortos, 332 desaparecidos e mais de 12.000 feridos.
 
Segundo a AFP, o caos impera na região e os desabrigados também precisam enfrentar as chuvas provocadas pela passagem do furacão Grace, que está atingindo a América Central ao longo desta semana. 
 
Devido a complicada situação haitiana, o governo brasileiro anunciou, ontem, que enviará a missão humanitária. A decisão foi tomada em coordenação com vários ministérios e prevê o envio de uma missão multidisciplinar "em resposta emergencial à tragédia causada pelo terremoto em 14 de agosto", informou a chancelaria, sem especificar quantos efetivos farão parte do contingente.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)