(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SECA

Governo de Minas lança, no Rola Moça, plano para prevenção de incêndios

Equipes fazem simulados para combate das chamas, como prevenção a um dos períodos de maior seca no estado


13/07/2021 10:56 - atualizado 13/07/2021 13:12

Equipes fizeram simulados de incêndios de grandes proporções nas unidades de conservação(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Equipes fizeram simulados de incêndios de grandes proporções nas unidades de conservação (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

No momento em que Minas Gerais enfrenta um dos maiores períodos de seca da história, as queimadas se tornam uma preocupação a mais para as autoridades. Baseado nisso, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou nesta terça-feira (13/7) um plano de resposta para prevenção e combate aos incêndios florestais no Parque Estadual do Serra do Rola Moça, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), das Polícias Militar e Civil e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) presenciaram a série de treinamentos no local.

“É um simulado de combate aos incêndios florestais. Nossa secretária diz que não treina, não joga. E o que estamos fazendo hoje é exatamente um treinamento para eventos maiores que possam vir a ocorrer. Temos de estar bem articulados com todas essas equipes para que possamos fazer o melhor para a proteção das nossas unidades de conservação, principalmente essa questão de incêndios que degradam muito essas unidades”, ressalta o chefe do Parque Estadual do Rola Moça, Henry Collet.
 
 
Ele destaca que o período de seca grave em Minas é um problema que preocupa as autoridades de combate aos incêndios: “Estamos iniciando nosso período crítico, que vai até fim de outubro e início de novembro, até o início das chuvas. É uma época que temos de ficar com a atenção redobrada para fazermos o melhor nos combates aos incêndios nas unidades de conservação, principalmente no Rola Moça”. 

Segundo dados do governo de Minas, o estado registrou 165 ocorrências de incêndios florestais em unidades de conservação estaduais entre 1º de janeiro e 12 de julho. Do total, 96 ocorreram no interior das unidades e 69 em seus entornos, resultando em mais de 2,6 mil hectares de área queimada. A media histórica de incêndios entre janeiro e julho de 2013 a 2020 é de 164 ocorrências.
 
Bombeiros lançaram um programa de enfrentamento do período de estiagem, com ações para combate de incêndios em todo o estado(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Bombeiros lançaram um programa de enfrentamento do período de estiagem, com ações para combate de incêndios em todo o estado (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
Um dos motivos apontados pelo Estado é o baixo índice de chuvas do período entre outubro de 2020 e março de 2021. Apenas em outubro e fevereiro a precipitação chegou a valores acima na climatologia na maior parte do estado.
 

Estiagem  

 
O Corpo de Bombeiros elaborou um plano de enfrentamento ao período de estiagem, com vigência até setembro, com ações voltadas aos municípios, setores privados e a população. A iniciativa visa mapear os locais de maior incidência de incêndios e maior potencial de avanço dos focos. 

As ações serão diferenciadas para cada região, preservando a peculiaridades como tipo de vegetação, clima e recursos naturais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)