Publicidade

Estado de Minas SIMULAÇÃO DE RETIRADA

Barragens em Ouro Preto: moradores passam por treinamento de emergência

Barragens de Doutor, Natividade e Timbopeba estão situadas em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto


22/05/2021 11:20 - atualizado 22/05/2021 12:32

Treinamento de evacuação mobilizou moradores de Antônio Pereira(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Treinamento de evacuação mobilizou moradores de Antônio Pereira (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, cidade da Região Central de Minas Gerais, participaram na manhã deste sábado (22/5) de treinamento e simulado de emergência de evacuação. A atividade foi acompanhada por Defesa Civil de Ouro Preto, Polícia Militar e pela mineradora Vale.

Três barragens estão situadas no distrito: Doutor, Natividade e Timbopeba. A atividade preventiva teve início às 10h, com direito a toque de sirenes, sobrevôo de helicóptero, caminhada por rotas de fuga e interdição de cinco pontos de tráfego.

Segundo a Defesa Civil, a atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). “O objetivo é orientar a população sobre como proceder em caso de emergência”, diz o órgão.

Ver galeria . 9 Fotos Atividade preventiva teve toque de sirenes, sobrevoo de helicóptero e caminhada por rotas de fugaEdésio Ferreira/EM/DA Press
Atividade preventiva teve toque de sirenes, sobrevoo de helicóptero e caminhada por rotas de fuga (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press )
Na última terça-feira (18/5), a Barragem do Doutor, que chegou a evacuar 144 família, passou do nível 2 de instabilidade para nível 1. Em nível 2, as barragens precisam evacuar as suas áreas de impacto sobre as comunidades, as chamadas Zonas de Auto-Salvamento (ZAS).

Em nível 1, apenas a operação deve ser suspensa, e as 144 famílias removidas desde 13 de agosto de 2020 podem voltar às suas casas. Contudo, os evacuados que pertencem a Antônio Pereira, serão ainda mantidos nos hotéis e casas alugadas preventivamente pela mineradora até que a Barragem do Doutor seja completamente desmanchada e reintegrada ao meio ambiente.

Situação atual


Atualmente a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil lista 26 barragens em nível 1, sendo 20 pertencentes à Vale. Nove estruturas em nível 2, sendo sete da Vale Capitão do Mato (Nova Lima), Grupo, Forquilha I e II (Ouro Preto), Sul Inferior e Norte Laranjeiras (Barão de Cocais), Xingu (Mariana). As demais são B2 Auxiliar (Rio Acima) e De Rejeitos (Itatiaiuçu).

Em situação mais crítica, em nível 3, que é risco iminente de ruptura, há apenas três barragens, todas elas em Minas Gerais e operadas pela Vale. São elas: Forquilha III (Ouro Preto), Sul Superior (Barão de Cocais) e B3/B4 (Nova Lima).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade