
Ao todo foram liberados 320 medicamentos dos chamados kits intubação. O Hospital São Joaquim recebeu 120 caixas de cisatracúrio e brometo de rocurônio, enquanto o Hospital São José recebeu 100 caixas dos medicamentos. A mesma quantidade foi destinada ao Hospital Nossa Senhora d’Abadia. As substâncias são necessárias para que pacientes graves sejam intubados e sigam recebendo o tratamento em casos graves de COVID-19.
Na última semana, o município informou que na rede pública não há desabastecimento do tipo. “O apoio prestado pela Prefeitura de Ituiutaba, que é responsável pelo abastecimento de insumos na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI, segue sendo feito às demais instituições que prestam serviços de saúde no município, via Sistema Único de Saúde – SUS”, diz nota da prefeitura.
Hospital pediu ajuda
No dia 1º de abril, a direção do Hospital São José divulgou informe que apontava baixa nos estoques de medicamentos do kit intubação. “Ultimamente não se consegue a aquisição, devido à falta dos medicamentos nos fornecedores, em âmbito nacional”, afirmava a nota.
O texto afirmava que mesmo adotando medidas, a escassez de fornecedores colocava em em risco pacientes na assistência em UTI COVID-19, UTI Geral, Clínica COVID-19, Clínica Geral e outros setores que exigem sedativos específicos.
Com o recebimento recente da remessa, o problema fica resolvido pelo menos a curto prazo.