(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID: Uberlândia apresenta PL que autoriza adesão a consórcio por vacinas

Ainda não há previsão de votação do texto no Legislativo local, que poderá incluir Uberlândia entre 1,7 mil municípios apresentaram interesse de adesão


10/03/2021 11:05 - atualizado 10/03/2021 11:50

Município já havia manifestado interesse junto à Frente Nacional de Prefeitos(foto: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia)
Município já havia manifestado interesse junto à Frente Nacional de Prefeitos (foto: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia)
A Câmara Municipal de Uberlândia recebeu nesta terça-feira (9/3) o Projeto de Lei que pode colocar o município no consórcio de prefeituras que busca comprar e distribuir doses de vacinas contra a COVID-19 entre os integrantes do órgão, que ainda vai ser criado. Mais de 1,7 mil municípios, de vários estados, apresentaram interesse de adesão ao consórcio. Ainda não há previsão de votação do texto no Legislativo local.

Na justificativa, o PL informa que “há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”.

O texto cita que o Supremo Tribunal Federal (STF) referendou que os municípios também têm competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de descumprimento do Plano Nacional de Imunização e insuficiência de doses para a população. Além disso é relembrado que que o Congresso aprovou projeto de lei que autoriza a compra por parte das prefeituras.

O protocolo de intenções, após ratificação, será convertido em contrato de consórcio público, que terá personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica. O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras terá como principais fontes de receitas do consórcio - recursos dos municípios; repasses da União , Estados, Distrito Federal; doações de pessoas físicas e de órgãos e rendas de exploração de seu patrimônio.

“Eu já havia manifestado interesse junto à Frente Nacional de Prefeitos na semana passada, assinei hoje o protocolo e agora encaminho o projeto de lei para apreciação dos vereadores. A lei publicada precisa ser enviada até o dia 19 de março para a FNP”, disse o prefeito Odelmo Leão (PP) em publicação de redes sociais.

Vacinação
Com as remessas que recebeu, Uberlândia aplicou 38,9 mil unidades de vacinas contra a COVID-19. Desse total, 25,9 mil foram em primeira dose e 19,9 em segunda dose. Nesta quarta-feira (10/3), o município passará a atender idosos de 79 anos, com outras 3,4 mil doses. A maior parte dos imunizados até agora, com pelo menos um unidade, foram os profissionais da saúde.

O número de vacina dos com pelo menos um dose em Uberlândia, cuja vacinação começou em 19 de janeiro, equivale a pouco mais de 5% de toda a população do município. A campanha ainda não saiu das subdivisões do primeiro grupo prioritário do plano de imunização, que segue de acordo com número de unidades recebidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)