(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Minas Consciente: duas regiões do estado regridem para a onda vermelha

Centro, que inclui a Grande BH, e Triângulo do Sul voltam á fase mais restritiva; Centro-Sul, Leste e Vale do Aço avançam para onda amarela


10/02/2021 17:29 - atualizado 10/02/2021 17:52

Comitê Extraordinário COVID-19 decidiu, durante reunião nesta quarta-feira (10/2), que duas regiões devem voltar para a onda vermelha do Minas Consciente (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG )
Comitê Extraordinário COVID-19 decidiu, durante reunião nesta quarta-feira (10/2), que duas regiões devem voltar para a onda vermelha do Minas Consciente (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG )
As macrorregiões Centro, que inclui a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Triângulo do Sul regrediram após apresentar piora nos indicadores utilizados para medir a evolução da pandemia da COVID-19 no estado.

Ambas devem seguir, a partir do próximo sábado (13/2), às recomendações da onda vermelha do Minas Consciente, a mais restritiva do plano. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário COVID-19, durante reunião nesta quarta-feira (10/2).
 
Já as regiões Centro-Sul, Leste e Vale do Aço poderão avançar para a onda amarela. Nenhuma das microrregiões se encontra atualmente na onda verde, a mais flexível do plano do Governo de Minas para a retomada da economia de forma gradual e segura.

Nesta terceira fase do Minas Consciente, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Cautela


Na última semana, o número de casos e mortes subiu 5,3% e 6%, respectivamente, no estado. O governador Romeu Zema (Novo) lembrou que a pandemia está em um momento crítico e que é preciso manter todos os cuidados para conter o avanço da doença.

“A situação do estado continua crítica, com muitos casos e muitos óbitos. Tivemos duas regiões com regressão nesta semana. Precisamos manter o uso de máscara, o distanciamento e as medidas de higienização. Isso tem ajudado a salvar vidas e precisamos continuar até que o processo de vacinação avance nos próximos meses”, disse.

Carnaval


Zema também pediu que a população não se aglomere durante o período de Carnaval, entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

“Nenhum município terá desfile de qualquer natureza no Carnaval. Todos os prefeitos estão cientes da gravidade em que se encontra a pandemia, não só em Minas como em todo o Brasil. As nossas Forças de Segurança trabalharão no sentido de evitar qualquer aglomeração ou evento durante o período. É uma data que muitas pessoas apreciam, mas infelizmente teremos que postergar a festa, porque a prioridade é salvar vidas”, afirmou.

Adesão


Até esta quarta-feira (10/2), 665 municípios já haviam aderido ao Minas Consciente, o que representa 78% do estado. Ao todo, 12,5 milhões de mineiros foram contemplados pelo plano.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)