(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Serra do Rola Moça e outros parques de MG ficarão fechados durante carnaval

O fechamento segue orientações do comitê de enfrentamento à COVID-19 em Minas


10/02/2021 10:50 - atualizado 10/02/2021 11:36

(foto: Edésio Ferreira/EM/DA PRESS)
(foto: Edésio Ferreira/EM/DA PRESS)

 

Serra do Rola-Moça e a Serra da Piedade são destinos muito procurados em feriados prolongados. No entanto, durante o carnaval ficarão fechados. Numa decisão do comitê de enfrentamene à COVID-19 no Estado 93 parques estaduais ficarão fechados. 

 

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), parques estaduais e demais unidades de conservação administradas pelo  estarão fechadas para visitação de sexta-feira (12) à quarta-feira de cinzas (17), data reservada no calendário para o carnaval.

 

Além do Serra do Rola-Moça, estão na lista os parque Serra Verde e Fernão Dias; as estações ecológicas de Cercadinho e Fechos; as áreas de proteção ambiental (APA) Sul RMBH, Várzea das Flores; o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade e o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas.

 

O fechamento segue as diretrizes do Comitê Extraordinário COVID-19, do Governo de Minas Gerais, que suspendeu as comemorações da folia neste ano, no Estado, para prevenir o contágio do coronavírus.


As 93 unidades de conservação funcionam com regras sanitárias de prevenção à COVID-19. O programa Minas Consciente, que baliza o funcionamento de atividades econômicas no Estado, desde 27 de janeiro, autoriza o funcionamento dos serviços não-essenciais, entre eles atividades turísticas, eventos, atrativos culturais e naturais, quando macrorregiões e microrregiões estiverem inseridas na onda vermelha.

Anteriormente, o funcionamento só era autorizado quando as regiões em que as áreas de reserva natural estivessem nas ondas amarela e verde. 
 
DEPOIS DO CARNAVAL 
 
Depois do carnaval, os parques voltam a funcionar na quinta-feira (18/2), seguindo os protocolos mencionados anteriormente, conforme a situação do município dentro do Minas Consciente.

O funcionamento fora do período de carnaval deve ocorrer com limitação da capacidade, sendo previsto 50% da capacidade na onda vermelha, 75% na onda amarela e 100% na onda verde, considerando a microrregião ou as deliberações municipais, caso sejam mais restritivas.
 
No caso das unidades com grutas, em que há visitação estruturada, serão adotados, também, critérios de limitação do número de pessoas que terão acesso às cavidades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)