(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL E PANDEMIA

Uberaba suspende ponto facultativo no carnaval; vizinha Araxá decide manter

Apesar de anunciar a suspensão do ponto facultativo nos dias 15,16 e 17 de fevereiro no estado, o governo de Minas Gerais deu a opção de decisão aos municípios


01/02/2021 10:49 - atualizado 01/02/2021 11:25

Rua Arthur Machado, ponto comercial mais tradicional da cidade de Uberaba(foto: Renato Manfrim/Especial para o EM)
Rua Arthur Machado, ponto comercial mais tradicional da cidade de Uberaba (foto: Renato Manfrim/Especial para o EM)

Mais um período perigoso para o aumento da disseminação do novo coronavírus se aproxima em nosso calendário: o feriado de carnaval. No Triângulo Mineiro, a prefeitura de Uberaba suspendeu o ponto facultativo em todo o período carnavalesco (dias 15, 16 e 17 de fevereiro). Desta forma, na cidade o expediente comercial e em órgãos públicos será regular. 


Já a vizinha Araxá vai manter o ponto facultativo em 15 de fevereiro e, no dia 17, até o meio-dia. No município, a terça-feira de carnaval é considerada feriado municipal desde 2014.
 
As duas cidades vivem a chamada ‘segunda onda’ da COVID-19, com aumento considerável do número de novos casos, doentes ativos e ocupações de leitos de enfermaria e UTI durante o mês passado.

Em Araxá, a taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu quase 80% e em Uberaba a ocupação de UTI privada chegou a cerca de 70%.

Situação nas cidades 

A Prefeitura de Uberaba informou que a decisão pela suspensão do ponto facultativo aconteceu devido ao crescimento de casos da COVID-19 na cidade em janeiro.
 
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na noite desse domingo (31/1), em 24h foram registrados mais 62 novos casos e cinco óbitos, totalizando 12.455 casos confirmados e 276 mortes, desde o início da pandemia. Do total de casos, 11.117 pessoas estão recuperadas.
 
Ainda conforme a Secretária Municipal de Saúde, neste momento 104 pacientes com a COVID-19 estão internados na cidade. A ocupação dos leitos destinados à doença na rede pública está em 42% na UTI e em 53% na enfermaria. E na rede privada está em 64% nas UTIs e em 52% nas enfermarias.
 
Já em Araxá, o mês de janeiro fechou com uma taxa de ocupação dos leitos de UTI preocupante: 76,92%. Já nos leitos de enfermaria a ocupação está em 71,43%.
 
Segundo o último boletim epidemiológico de janeiro, a cidade chegou a 4.353 casos confirmados da COVID-19, sendo que 3.796 estão recuperados, 510 estão em recuperação e houve 47 mortes no total.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)