(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2020

Checagem final para não errar

Começa às 13h30 a segunda etapa do exame nacional, cercado de cuidados extras em tempos de pandemia.


24/01/2021 04:00 - atualizado 23/01/2021 19:33

 

Máscara, caneta esferográfica transparente com tinta preta, documento de identidade e disposição para encarar 45 questões objetivas, do tipo múltipla escolha, de matemática e igual número na prova de ciências da natureza, que inclui as disciplinas de física, química e biologia. Esses são os itens obrigatórios para quem vai prestar hoje a segunda etapa da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), iniciado no domingo passado em todo o Brasil. Embora não seja obrigatório, é recomendável portar também cartão de confirmação, que contém os dados pessoais do participante e seu local de prova. No teste de hoje, os participantes terão cinco horas para responder às questões. Se você está entre eles, fique de olho: os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30.

 

Por causa da pandemia, a máscara de proteção facial é item obrigatório para quem for prestar o exame. No momento da identificação do candidato, será necessário abaixá-la. Os órgãos de saúde recomendam que a parte da frente do equipamento não seja tocada e as mãos devem ser higienizadas antes de recolocar o acessório. É permitido levar álcool em gel para higienização das mãos, lanche, água e outras bebidas, com exceção das alcoólicas.

 

O documento a ser apresentado tem que ser oficial e com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte e carteira de trabalho, emitida após 27 de janeiro de 1997. Não são aceitas cópias, mesmo que autenticadas, nem documentos digitais apresentados eletronicamente. Também não valem para identificação certificado de reservista, certidão de nascimento ou de casamento, título de eleitor, CNH em modelo anterior à Lei 9.503/97, carteira de estudante nem crachás de identidade funcional de qualquer natureza.

 

NÃO LEVE Durante o exame, os candidatos não podem portar nenhum aparelho eletrônico, como telefone celular, tablet, fone de ouvido, smartwatch, calculadora, agenda eletrônica, i-I-ipod, gravador, pen drive, mp3 e chaves com alarme. Também não é permitido o uso de relógio, óculos escuros, protetor auricular, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Na lista de itens proibidos também estão caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros ou anotações.

 

Caso o estudante leve algum desses objetos para o exame, ele deverá ser colocado dentro de um envelope fornecido pelo aplicador de prova. O edital não proíbe que o aluno leve bolsa ou mochila, mas elas não podem ser acessadas durante a prova. E atenção: se seu celular tocar, mesmo estando no envelope, você será desclassificado.

 

Mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no exame, mas é difícil calcular quantos farão a prova. No primeiro dia, 51% deles não fizeram os testes, um índice de abstenção recorde na história do Enem. Entre eles, estudantes que vivem em locais onde o exame foi suspenso devido à pandemia do coronavírus, como Manaus (AM), por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas no dia da primeira ou até mesmo por ter sido impedido de entrar nas salas por excesso de lotação, já que as normas de segurança contra a propagação da COVID-19 impuseram limites de ocupação nos locais de aplicação do exame.

 

Esses estudantes, assim como os estiverem doentes hoje e seguirem a orientação dos organizadores de não fazer a prova nessa condição, têm prazo para pedir reaplicação do teste entre segunda-feira (25) e o dia 29. As provas serão reaplicadas em 23 e 24 fevereiro. O Inep informou que os candidatos barrados na semana passada podem fazer a prova deste domingo normalmente e pedir a reaplicação da primeira parte do exame. Ou, se quiserem, deixar de comparecer neste domingo e requerer a reaplicação das duas provas. O pedido de reaplicação deve ser feito na Página do Participante.

 

Quem solicitar a reaplicação por estar com sintomas de COVID-19, coqueluche, difteria, meningite, varíola, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela, entre outras doenças infectocontagiosas, terá que apresentar laudo médico. Em caso de quaisquer dúvidas, além do site do Inep, o candidato pode fazer contato pelo telefone 0800-616161.

 

Reforço no transporte

Em Belo Horizonte, onde mais de 93 mil estudantes se inscreveram para o exame, haverá reforço no transporte público. Segundo a BHTrans, 102 linhas de ônibus que atendem aos locais de prova devem ter a oferta ampliada entre as 9h30 e as 12h30, e das 18h às 19h30. O trânsito será alterado nas imediações dos locais de prova e nos principais corredores de acesso. O metrô de BH também terá operação especial. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, das 10h às 13h, o intervalo entre as viagens será reduzido para 15 minutos. Nos demais horários, o espaço entre a chegada dos trens será de 25 minutos. As estações permanecerão abertas das 5h40 às 21h30.

 

Fique de olho

 

» É obrigatório levar máscara, caneta esferográfica transparente e com tinta preta, documento de identidade oficial com foto

 

» Os portões abrem às 11h30 e serão fechados às 13h

 

» As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)