(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FIQUE DE OLHO

Esgotos: estimativa de infectados pelo coronavírus volta a subir em BH

De acordo com boletim elaborado pelos técnicos da UFMG e da Agência Nacional das Águas, população com o vírus na capital está em torno de 250 mil pessoas


22/01/2021 18:41

Afluente da Lagoa da Pampulha, Córrego Sarandi está com alta concentração do novo coronavírus(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 07/07/2020)
Afluente da Lagoa da Pampulha, Córrego Sarandi está com alta concentração do novo coronavírus (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 07/07/2020)

 

Depois de duas quedas consecutivas, o boletim de monitoramento Covid Esgotos voltou a detectar alta de concentração do novo coronavírus nas bacias do Onça e Arrudas, em Belo Horizonte.

 

De acordo com o levantamento, a população estimada infectada pelo vírus na capital é de aproximadamente 250 mil pessoas.

 

Na semana anterior, essa estimativa estava em torno de 190 mil. Com isso, a cidade volta ao patamar observado nos últimos dias de 2020.

 

O recorde foi observado na penúltima semana epidemiológica de 2020, quando os pesquisadores estimaram cerca de 300 mil doentes em BH.

 

O boletim informou que houve um aumento acentuado na sub-bacia do Córrego Leitão, que corta bairros da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, como Belvedere, São Bento, Santa Lúcia e Luxemburgo, nesta semana epidemiológica.

 

O curso d'água faz parte da bacia do Arrudas.

 

Ao mesmo tempo, a alta concentração se manteve nos córregos Pintos (Região Oeste), Pastinho (Noroeste), Acaba Mundo (Centro-Sul) e Cardoso (Barreiro), e no Ribeirão Arrudas (Noroeste).

 

Na bacia do Ribeirão do Onça, o levantamento trouxe crescimentos expressivos nos córregos Santa Amélia (entre a Pampulha e Venda Nova) e Terra Vermelha (Norte).

 

Ainda nessa bacia, a alta concentração do vírus se manteve nos córregos Ressaca/Sarandi (Pampulha), Mergulhão/Tijuco (Pampulha), Cachoeirinha (Nordeste), Vilarinho (Venda Nova) e Gorduras (Nordeste).

 

Portanto, apenas a Regional Leste não tem córrego com altos índices do vírus.

 

Contagem

 

O monitoramento também pesquisa a concentração do micro-organismo na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

No município, os cientistas estimam 45 mil pessoas infectadas pelo vírus. Para efeito de comparação, na semana passada essa conta girava em torno de 30 mil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)