(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ouro Branco criam comitê de crise próprio

As quatro cidades estão na onda vermelha do Minas Consciente e questionam as deliberações do Plano. Querem apresentar ao estado e ao MP medidas da região


06/01/2021 20:18 - atualizado 07/01/2021 17:24

A reunião foi na sede da prefeitura de Ouro Preto(foto: Foto: reprodução/facebook)
A reunião foi na sede da prefeitura de Ouro Preto (foto: Foto: reprodução/facebook)
Os prefeitos e secretários de saúde de Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Ouro Branco, Região Central de Minas, se reuniram nesta quarta-feira (06/01), na prefeitura de Ouro Preto, para anunciar a criação de um comitê de crise para combater a COVID-19 de forma específica da região.
 
De acordo com o secretário de saúde Ouro Preto, Tuian Cerqueira, dentro desse novo comitê estará um pensamento em escala maior e em conjunto como a disponibilização dos leitos, logística da vacinação, compra de medicamentos e de insumos. 
 
A iniciativa foi do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. O decano dos prefeitos acredita que a construção coletiva de um plano que envolve questões técnicas, administrativas e logísticas, características da região que é mineradora e turística, poderá tirar as cidades da pior fase da pandemia do novo coronavírus.
 
‘A primeira tarefa será promover uma síntese da situação na nossa região para apresentar à coordenação do Plano Minas Consciente e ao Ministério Público e assim mostrar que estamos agindo com responsabilidade, em sintonia com os objetivos do Minas Consciente.  Mas estamos em busca de resguardar as características e singularidades da região para que não sigamos um padrão que vai nos prejudicar mais do que nos auxiliar no combate à pandemia”.
 
Atualmente, as quatro cidades encontram-se na onda vermelha do plano Minas Consciente, sendo a fase mais restritiva, em que só podem funcionar as atividades essenciais. Porém, essa medida  não está acontecendo em nenhuma das cidades. Os gestores questionam algumas imposições do Plano.
 
Segundo Cerqueira, o objetivo do comitê, a partir da deliberação dos prefeitos, é discutir todas essas colocações para sensibilizar o governo do estado para uma melhor avaliação.
 
“Se você analisar Ouro preto, por exemplo, tem distritos com isolamento geográfico que não se apresenta ali as mesmas características da sede”.
 
 O novo comitê contará com o apoio da Universidade de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)