(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Falta de médicos impede internações por COVID-19 em Teófilo Otoni

O secretário municipal de saúde de Teófilo Otoni, Edilânio de Souza, fez um apelo aos médicos e profissionais de saúde, pedindo ajuda para enfrentar a COVID-19


14/12/2020 18:04 - atualizado 14/12/2020 18:37

Profissional de saúde perto de leitos vazios no Hospital Philadelfia, em Teófilo Otoni. Falta de médicos acendeu o sinal de alerta.(foto: Reprodução Redes Sociais)
Profissional de saúde perto de leitos vazios no Hospital Philadelfia, em Teófilo Otoni. Falta de médicos acendeu o sinal de alerta. (foto: Reprodução Redes Sociais)
 Teófilo Otoni, a principal cidade do nordeste mineiro, também teme o colapso no atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19. O secretário municipal de saúde de Teófilo Otoni, o médico Edilânio de Souza, fez um apelo dramático aos colegas médicos e profissionais de saúde, para ajudar a cidade no enfrentamento à COVID-19.

Segundo o secretário, o combate à doença está comprometido pela falta de profissionais de saúde para estar nas UTIs COVID-19. “O problema mais sério que estamos enfrentando nesse momento, aqui na nossa cidade, é a falta de médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas. Nós estamos precisando de vocês”, disse, se referindo aos profissionais citados por ele. 

O secretário, que disse ter percorrido todos os hospitais de Teófilo Otoni no fim de semana, informou que a situação é muito grave, nas enfermarias e nas UTIs. E que no Hospital Philadelfia, dos 20 leitos UTI COVID-19 SUS, apenas 14 leitos podem ser ocupados. “Estamos com 14 pacientes internados, e sem poder admitir mais pacientes nos outros 6 leitos, porque não temos profissionais para o atendimento”.

O Boletim Epidemiológico COVID-19 de domingo (13/12), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, registrou 86,50% de taxa de ocupação de leitos UTI COVID-19 SUS, com 33 pacientes internados: 14 de Teófilo Otoni e 19 oriundos de outras cidades da região nordeste de Minas. Até o momento, 131 pessoas morreram vítimas da COVID-19 em Teófilo Otoni.

Temendo o colapso, o secretário , além de pedir socorro aos profissionais de saúde da região, pediu também a população para ter cuidado redobrado e adotar todas as medidas básicas para conter o avanço da doença, higienizando as mãos com água e sabão ou álcool em gel, usando máscaras faciais cobrindo nariz e boca, e evitando as aglomerações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)