(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BATALHA JUDICIAL

Confira a briga judicial entre a prefeitura e as escolinhas de BH

TJMG acata pedido da PBH nesta sexta-feira (16) e barra reabertura de 11 unidades de educação infantil da rede particular na capital


16/10/2020 17:23 - atualizado 16/10/2020 18:27

TJMG barrou nesta sexta reabertura de escolinha em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
TJMG barrou nesta sexta reabertura de escolinha em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemessuspendeu nesta sexta-feira (16)a autorização que permitia a retomadas das atividades presenciais em 11 escolas de educação infantil da rede particular em Belo Horizonte. As escolinhas já funcionavam com atividades extracurriculares e recreativas e planejavam a retomada das aulas para a próxima segunda-feira (19).

 

Outras 20 escolinhas e creches localizadas na capital foram beneficiadas por mandado de segurança em outra ação. A PBH já pediu ao TJMG que a decisão alcance as demais escolas beneficiadas por liminar concedida em primeira instância na Justiça Estadual.

Na terça-feira (13), a prefeitura recusou proposta de acordo feita pelas escolas infantis para retomada das atividades presenciais das unidades. A tentativa de conciliação foi realizada em audiência na quarta-feira (7), mediada pelo TJMG.

 

A prefeitura e o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 afirmam que não aceitaram o acordo com as escolas particulares, pois o número de casos por 100 mil habitantes na capital é considerado alto, o que eleva a possibilidade de gerar surtos nas escolas com atividades presenciais, segundo estudos científicos e a experiência internacional. 

 

Cronologia da batalha judicial:

 

 

  • 19/03: Suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte.
  • 24/09: PBH suspende alvarás de funcionamento de instituições de ensino localizadas na capital. 
  • 29/09: Justiça Estadual autoriza o funcionamento de 11 escolas infantis particulares.
  • 30/09: Mais 20 escolinhas infantis são beneficiadas com liminar da Justiça Estadual liberando a volta às aulas presenciais.
  • 01/10: PBH recorre pra barrar reabertura das escolinhas particulares.
  • 07/10: Audiência de conciliação entre escolas infantis particulares e PBH ocorre na Justiça Estadual com estudo de propostas.
  • 13/10: PBH anuncia que recusou proposta de acordo das escolinhas infantis e retoma ações para barra funcionamento das unidades particulares.
*estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)