Publicidade

Estado de Minas Queimada

Fogo atinge Parque do Pau Furado, em Uberlândia

A suspeita é que os focos de incêndio tenham sido iniciados por ação humana


18/09/2020 19:44 - atualizado 18/09/2020 20:31

Não há levantamento da área afetada pelo fogo(foto: Vinícius Lemos)
Não há levantamento da área afetada pelo fogo (foto: Vinícius Lemos)
Um grande incêndio atingiu o Parque Estadual do Pau Furado nesta sexta-feira (18), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Não há previsão para contenção das chamas. A suspeita é que os focos de incêndio tenham sido iniciados por ação humana. Não há ainda um balanço da extensão da área já destruída.

A direção do parque foi avisada às 10h30 sobre o fogo e uma força-tarefa com pelo menos quatro equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas contratados e voluntários, além de moradores da região foi montada para combater as chamas. Eram usadas bombas de água costais e abafadores.



O incêndio teria começado em duas fazendas próximas ao Parque e um desses focos teria chegado até a entrada do Pau Furado e iniciado o maior dos incêndios. Além da vegetação, postes da rede de energia elétrica local fora destruídos. Uma árvore caiu e obstruiu a estrada que dá acesso à reserva. Ela foi retirada no fim da tarde, normalizando o trânsito, que precisou ser desviado.

Apesar de não haver levantamento da área afetada, o fogo se estendia pela vegetação e, durante a tarde, chegou ao Rio Araguari, queimando parte do vale do curso d'água.

A área tem histórico de queimadas na época de estiagem na região. Em 2019, houve uma queimada que demandou uma semana para ser controlada. Em 2018, dois incêndios foram registrados. Já em 2017, 40% da área que fica no Município de Uberlândia foi destruída pelo fogo em apenas dois dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade