(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ONCOLOGIA

Mário Penna ganha centro de tratamento do câncer para atender pacientes do SUS

Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) funcionará no prédio anexo ao Hospital Luxemburgo e atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde


27/08/2020 11:41 - atualizado 27/08/2020 12:24

Instituto Mário Penna
NEO está no anexo do Hospital Luxemburgo (foto: Reprodução/Instituto Mário Penna)
Foi inaugurado nesta quinta-feira (27) o novo centro especializado em tratamento do câncer do Instituo Mário Penna. O Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) funcionará em prédio anexo ao Hospital Luxemburgo, na Região Centro-Sul da capital, e atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova unidade é composta por 12 novos consultórios para atendimentos médicos e multidisciplinares, envolvendo profissionais das diversas áreas da saúde. "São nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos com a proposta de oferecer ao paciente SUS o suporte em todas as fases do tratamento do câncer", comenta Paulo Henrique, responsável pelas Relações Institucionais do Instituto Mário Penna.

Para as consultas, o paciente será encaminhado diretamente para a nova unidade, onde será aberto seu prontuário e as fichas dos atendimentos sequenciais. Já no próprio Hospital Luxemburgo serão realizados os exames de imagem, laboratoriais e as internações para os tratamentos oncológicos.

Inicialmente, somente as especialidades de Cirurgia Oncológica, Coloproctologia e Urologia terão atendimento no NEO. No decorrer da próxima semana, estarão disponíveis também Cirurgia Torácica, Neurocirurgia e atendimento da Equipe Multidisciplinar.

"Com a abertura do NEO, todos os pacientes de primeira consulta da Cirurgia Oncológica, Urologia e Torácica já receberão atendimento, no mesmo dia, com as equipes de Nutrição Clínica e Fisioterapia. Essas orientações recebidas ajudarão os pacientes a se prepararem melhor para as próximas etapas do tratamento", explica Reni Moreira, Gerente Médica e Diretora Técnica do Instituto Mário Penna.

A abertura do NEO traz para os pacientes esperança de um atendimento ainda mais qualificado. "Meu tratamento aqui sempre foi excelente. A minha consulta seria no hospital debaixo, mas quando eu cheguei me falaram que seria no anexo. Pensei que seria uma coisa correndo, de imediato, cheguei aqui e fiquei impressionada", comenta a paciente Maria de Lourdes.

O NEO foi construído com recursos doados por empresas privadas (Supermercados BH, Verdemar e Lojas Rede) e a partir de emendas parlamentares do Estado e da União. "Um momento muito importante em que a oncologia passa a ter um centro especializado no Mário Penna, que é fundamental no momento em que vivemos", comentou o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Agostinho Patrus (PV), em vídeo para a cerimônia de inauguração.

O Hospital Luxemburgo, que abriga o NEO, fica localizado na rua Gentios, 1.350, no bairro Luxemburgo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)