
Apesar da queda nas vendas para a data comemorativa este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, 28% das pessoas revelaram ter a intenção de comprar um presente. Outros 26% disseram que não sabem se vão adquirir algum item.
Presentes como camisetas tal pai, tal filho registrou aumento de busca em mais de 97%. Smart watch, 59%, bike e acessórios, 40%, chuteira, 22%, tênis de corrida, 21% e carteira masculina, 13%.
O estudo revelou também que a preferência dos consumidores também mudou com as medidas de prevenção à COVID-19. Dezenove por cento das pessoas entrevistadas não pretendem comprar presentes em lojas físicas. E 21% dos que querem ir até o local, fazem a opção de ir em lojas com menos pessoas circulando e outros 21% escolhem um ambiente seguro. Já para 17% dos consumidores, o planejamento é ir em algum lugar próximo e fazer uma compra rápida.
Enquanto 40% vão fazer as compras on-line nas cidades em que permanecem com as lojas físicas fechadas. E por causa disso, a categoria do presente também vai mudar. Cerca de 25% das pessoas escolhem os produtos mais fáceis de comprar on-line e outros 25% para evitar a troca. Enquanto 18% optaram por presentes mais baratos e outros 18% em produtos que ajudem na quarentena.
Compras em BH
De acordo com uma pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH), os consumidores de Belo Horizonte pretendem gastar 23,9% menos com os presentes para o Dia dos Pais que no último ano. Esse é o menor número dos últimos cinco anos.
*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte